‘Vou tentar recuperar o tempo de um melhor acolhimento para minha filha’, diz mãe sobre curso de cuidador do Transtorno do Espectro Autista
A mãe atípica, Nilene Pereira, foi uma das participantes da capacitação promovida pelo Governo do Estado, no Conjunto Macapaba, em Macapá.
Para promover conhecimentos e habilidades práticas para cuidadores, familiares e profissionais que trabalham com pessoas diagnosticadas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o Governo do Estado levou capacitação para moradores do Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá. A formação aconteceu nas primeiras semanas de janeiro na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes.
Durante as aulas, pais atípicos, puderam refletir e aprender técnicas para melhor entendimento e relacionamento com seus filhos. Nilene Pereira, de 37 anos, foi uma das participantes que mostrou empenho em adquirir mais entendimento sobre o assunto.
“Tenho uma filha de 17 anos que é autista, antes eu não sabia como lidar com o comportamento dela porque eu não entendia, vejo que deixei muita coisa passar, mas vou tentar recuperar o tempo de um melhor acolhimento para minha filha. Esse curso foi de suma importância para todas as mães e pais presentes. A gente fica muito grato ao Governo do Estado por essa iniciativa”, destacou Nilene.
A capacitação, coordenada por equipes da Secretaria de Estado da Habitação em parceria com a empresa Hibrida, reuniu 25 moradores do conjunto habitacional que puderam participar de aulas práticas e teóricas sobre o TEA.
As atividades dividiram-se em conteúdos que trataram sobre os métodos para lidar com comportamentos agressivos, de isolamento, como incentivar a independência e a autonomia, desenvolver habilidades de comunicação para aprender técnicas para se comunicar de forma eficaz.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!