Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Com a chegada do inverno amazônico, Governo do Amapá reforça importância da vacinação contra a dengue

Estado também recomenda não deixar água parada, para evitar criadouros do Aedes aegypti, que também transmite zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Por Mônica Silva
21/01/2025 15h00
A vacina contra a dengue esta disponível em todas as unidades de saúde dos municípios
A vacina contra a dengue esta disponível em todas as unidades de saúde dos municípios
Foto: Mônica Silva/SVS

Com a chegada do inverno amazônico alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados. A dengue é uma das doenças predominantes neste período. Para a segurança da população, o Governo do Amapá incentiva a vacinação contra a doença, disponível nos 16 municípios do estado, para crianças entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Não é preciso realizar agendamento para receber a dose contra a dengue. Basta levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver), na Unidade Básica de Saúde (UBS) em cada município.

São duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre as aplicações
São duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre as aplicações
Foto: Mônica Silva/SVS

O superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka explica que a imunização contra a dengue é crucial para reduzir a carga da doença e prevenir complicações mais graves. 

“O combate à dengue é uma ação de Governo, mas tem de ser uma ação também de cada cidadão, de cada cidadã. É necessário lembrar que a vacina protege contra a dengue”, destaca o superintendente.

Doses da vacina

Para a campanha de vacinação contra a dengue no Amapá, iniciada no dia 5 de abril de 2024, o Ministério da Saúde (MS), disponibilizou 68.007 doses, desse total, até o dia 13 de janeiro, 32.466 já foram aplicadas.

Macapá vacinou 18.560 pessoas do público-alvo. Em Santana 3.867 crianças receberam a dose da vacina e Laranjal do Jari 1.764. Os três municípios seguem com os melhores percentuais de cobertura vacinal.

Outras medidas recomendadas pelo Governo do Estado para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, são simples de serem tomadas como eliminar recipientes que acumulam água parada, manter as caixas d’água fechadas e redobrar os cuidados durante os meses chuvosos, essas ações podem ajudar a reduzir o risco de infecção.

Entre as orientações do Governo do Estado para combater a proliferação do Aedes aegypti está evitar água parada
Entre as orientações do Governo do Estado para combater a proliferação do Aedes aegypti está evitar água parada
Foto: Divulgação/SVS

Dengue

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Sintomas

Os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, mal-estar, falta de apetite, dores de cabeça e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele e, em casos mais graves, hemorragias. Idosos e pessoas com condições médicas crônicas, como diabetes e hipertensão, correm maior risco de complicações graves ou morte devido à dengue.

Orientações

A melhor forma de prevenir o surgimento dos mosquitos é eliminar locais que possam acumular água. Veja algumas orientações que podem ser aplicadas no dia a dia, especialmente em quintais:

  • Manter a limpeza regular de calhas;
  • Não deixar pneus expostos à chuva e água;
  • Não deixar caixas d’água destampadas;
  • Manter piscinas tampadas;
  • Colocar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Manter os pratos de vasos de plantas com areia;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Colocar copos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos lacrados;
  • Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde