Amapá colabora com propostas para enfrentar crise climática na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília
Entre as 104 propostas finais, oito aprovadas são oriundas do estado, e destas, duas estão entre as 10 prioritárias que vão nortear o combate às mudanças climáticas no Brasil.

Representado por 32 delegados, o Amapá encerrou a participação na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), em Brasília, no Distrito Federal, com a aprovação de 8 propostas originárias do estado entre as 104 nacionais selecionadas. Além disso, duas ficaram em 5º e 8º lugar nas 10 prioritárias e consideradas mais urgentes na implementação de políticas nacionais e no enfrentamento da emergência climática.
CONFIRA AS PROPOSTAS APROVADAS AQUI

O evento, realizado após 11 anos da última edição, encerrou nesta sexta-feira, 9, marcado pelo envolvimento direto da sociedade civil, setor público e privado. A participação do Governo do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reafirma o compromisso com a construção de políticas públicas que refletem a urgência dos desafios ambientais enfrentados, e sobretudo, na busca de soluções.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, define a Conferência de forma positiva com a participação do Amapá entre as propostas prioritárias definidas para os próximos anos.

“A aprovação das propostas é algo muito positivo para nós, pois são diretrizes que serão executadas em âmbito nacional nos próximos anos no enfrentamento à crise do clima e na transição ecológica justa com educação e proteção de nossos territórios”, enfatizou a secretária da Sema.
Em 2013, quando ocorreu a 4ª Conferência, o Amapá conseguiu aprovar duas propostas, e nesta edição, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com o tema "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica", o estado reforça sua atual posição no cenário nacional por ações em defesa das urgências ambientais.
O delegado de meio ambiente, Airton Ferreira, destacou o papel e o avanço do estado na atuação dos desafios climáticos e parabenizou o reconhecimento inclusivo pelo acolhimento às pessoas com deficiência.

“Finalizamos mais um processo com propostas aprovadas, eleitas e registradas como prioritárias para execução, onde o Amapá vai contribuir nacionalmente com outros estados nos desafios ambientais. A gente parabeniza toda a estrutura e acolhimento que tivemos do MMA, em especial ao acolhimento às pessoas com deficiência que contaram com uma equipe de apoio específica e agradecemos à Sema pelo apoio e estrutura desde às conferências municipais até a nacional”, declarou Airton.
Os 32 delegados que integram a delegação amapaense foram eleitos durante a fase estadual promovida pelo Governo do Estado no mês de março, em Macapá. Na etapa final, as contribuições foram organizadas em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!