Governo do Amapá leva jornada de plenárias para Mazagão e dialoga com fazedores de cultura para aplicações de políticas públicas
Projeto ‘Gestão Cultural na Estrada’ oportuniza ampla discussão sobre mecanismos de acesso a fomentos.
A comunidade de Mazagão Velho, distrito de Mazagão, recebeu na terça-feira, 21, a caravana de plenárias do projeto ‘Gestão Cultural na Estrada’, uma iniciativa do Governo do Amapá que visa democratizar e garantir a política cultural aos fazedores de cultura dos 16 municípios, oportunizando uma ampla discussão sobre mecanismos de acesso ao fomento e melhorias para o setor cultural amapaense.
Os diálogos com as comunidades estão sendo conduzidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Política Cultural. Entre as pautas dos encontros, estão o Plano Estadual de Cultura, Sistema Municipal de Cultura, edital Circuito das Artes e a Política Nacional Aldir Blanc.
A secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, explicou que expectativa ao final do percurso é que a jornada de plenárias impacte positivamente a vida de milhares de fazedores de arte por todo o Amapá.
“Estamos aqui, com os trabalhadores da cultura, apresentando medidas eficientes do setor, como a Política Nacional Aldir Blanc, o edital Circuito das Artes, o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura. É um momento para troca de informações, de ouvirmos as necessidades e garantir o compromisso do Governo do Estado de transformar reivindicações em forças para o setor cultural amapaense”, afirmou Clícia.
A chegada da caravana tem sido recebida com entusiasmo pelos participantes, que veem na iniciativa uma oportunidade. A fazedora de cultura Doralice da Silva se credenciou na planetária para resgatar o sonho de dar continuidade à atividade da mãe, já falecida, de empreender durante a Festa de São Tiago.
“É a primeira vez que acontece esse movimento de virem as autoridades das esferas federal, estadual e municipal para juntas, ouvirem a comunidade e trazerem novas oportunidades de nos inserir como fazedores de cultura do Amapá. Isso nos deixa muito feliz e nos apresenta uma luz no fim do túnel”, comemorou Doralice.
Além do diálogo com a comunidade, o encontro também garantiu oportunidades de negócios. A artesã Lina Pacheco, de Mazagão, aproveitou o movimento com outras empreendedoras para fazer uma renda extra com a venda de peças.
“Pra gente que vive das vendas, qualquer movimento é uma oportunidade ideal. Eu estou muito feliz de estar participando e vendendo as minhas produções. Quero agradecer a todos os responsáveis por organizar essa plenária que trouxe público para conhecer e adquirir os nossos produtos”, destacou a artesã.
O projeto 'Gestão Cultural na Estrada' de Mazagão contou com a participação dos representantes do escritório do Ministério da Cultura no Amapá, Oton Ramos; o Comitê de Cultura do Amapá, Cláudio Silva; da Festa de São Tiago, secretária Ana Lídia; da Fundação Municipal de Cultura de Mazagão, diretor-presidente Rodrigo Videira; e o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirley Picanço.
A jornada de plenárias iniciou no dia 16 de janeiro em Vitória do Jari, e já percorreu os municípios de Laranjal do Jari, Ferreira Gomes e Porto Grande. A caravana está prevista para visitar Serra do Navio em 27 de janeiro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!