Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UEAP

Ueap promove aula magna de curso de licenciatura destinado às comunidades quilombolas

Iniciativa visa formar e qualificar professores da educação básica que irão atuar em comunidades tradicionais do Amapá. 

Por Luan Rodrigues
23/01/2025 14h00
Aula magna do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola ocorre nesta sexta-feira, 24

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza nesta sexta-feira, 24, a aula magna do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola no auditório central do Campus I, no Centro de Macapá. O evento dá início ao curso que visa formar e qualificar professores da educação básica que irão atuar em comunidades tradicionais do estado.  

A Ueap oferece 160 vagas distribuídas em quatro turmas, sendo duas que funcionarão nas comunidades de Curiau e São José do Matapi do Porto do Céu, na zona rural da capital, e outras duas no próprio Campus I. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), foram disponibilizados dois ônibus para que os estudantes quilombolas possam assistir a aula inaugural.

“É importante destacar que essa licenciatura é um curso de graduação e terá uma duração de quatro anos, que será oferecido em oito módulos, nos quais os professores serão deslocados para atender essas duas comunidades quilombolas. Esse é um programa que terá grande importância para o estado, já que como o nome sugere, pretende dar condições de acesso à educação de forma igualitária às pessoas”, explicou a pró-reitora de Graduação da Ueap, Heryka Nogueira. 

A iniciativa é implementada em parceria com Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No Amapá, o curso destinado ao público quilombola é oferecido pela Ueap, enquanto a formação destinada às comunidades indígenas é realizada pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

As aulas serão realizadas na modalidade modular, durante os períodos de férias da rede pública de ensino. O primeiro módulo iniciará no dia 27 de janeiro e segue até o dia 1 de março de 2025. Aos profissionais da educação e da demanda social quilombola atendidos pelo curso receberão bolsas mensais de permanência no valor de R$ 700, pagos pela Capes diretamente aos beneficiários. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!