‘Sem participação da família a escola não concretiza o desenvolvimento do aluno’, diz pedagoga no curso de novos servidores da Educação
Mayra Penafort é uma das participantes da capacitação dos 121 pedagogos que foram recém empossados pelo Governo do Estado.
Como parte do curso de preparação dos 465 novos concursados da Educação, que ingressaram no Governo do Estado, algumas imersões em temas fundamentais para a atuação escolar estão sendo realizadas. Com carga horária de 80 horas para cuidadores e 32 horas para os demais cargos, o programa inclui capacitação em primeiros socorros e debates sobre metodologias pedagógicas contemporâneas, com destaque para integração da família, escola e a sociedade.
Entre os 121 pedagogos, está Mayara Maia Penafort, de 35 anos, que destacou como a formação tem ampliado a visão sobre o papel da escola na construção de uma sociedade mais participativa. Lotada na Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim, no Município de Mazagão, a pedagoga compartilhou suas expectativas e projetos para a comunidade escolar. A servidora vê na parceria entre a escola e a família um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades de transformação na educação.
"Sem a participação da família, a escola não concretiza o desenvolvimento do aluno Quero implementar projetos que envolvam os responsáveis na vida escolar de seus filhos. As festividades, os projetos pedagógicos, tudo isso precisa de mais engajamento familiar para que o aluno tenha o suporte necessário dentro e fora da escola", afirmou Mayara, ansiosa para começar os trabalhos como coordenadora pedagógica.
O principal objetivo do curso, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) é preparar os novos professores, pedagogos e cuidadores para as temáticas educacionais, além de fortalecer a função social da escola na formação de cidadãos participativos e criativos, capazes de encontrar soluções alinhadas à realidade local.
Educação de Jovens e Adultos
A formação também trouxe reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desafios relacionados à inclusão. Mayara destacou o aprendizado sobre a legislação estadual e os procedimentos administrativos, especialmente nas aulas em que os professores apresentaram o espelho pedagógico da escola. Com expectativa de um novo desafio pela frente, ela reconheceu a ansiedade natural que acompanha a transição para a nova função.
"Os conteúdos têm clareado nossas ideias e mostrado caminhos para enfrentar as problemáticas que encontraremos nas escolas. Ficamos ansiosos para conhecer os alunos e colegas de trabalho. Mas, com o que aprendi no curso, sinto-me mais preparada para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes e para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo", destacou.
Os dados apresentados sobre a situação educacional do estado trouxeram à tona o grande desafio de melhorar indicadores e promover uma educação de qualidade. Para a nova educadora, o curso tem sido essencial para preparar os profissionais para esses desafios e a capacitação disponibiliza ferramentas para entender a realidade local e criar estratégias que atendam às necessidades da comunidade escolar.
Com iniciativas como essa, o Governo do Amapá reforça o compromisso com a valorização profissional e com a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora, envolvendo escola, família e comunidade no processo de aprendizagem, o curso de formação segue até o dia 29 de janeiro.
Novos Servidores
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.
A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,6 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.
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