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NOVOS SERVIDORES

‘Sem participação da família a escola não concretiza o desenvolvimento do aluno’, diz pedagoga no curso de novos servidores da Educação

Mayra Penafort é uma das participantes da capacitação dos 121 pedagogos que foram recém empossados pelo Governo do Estado.

Por Breno Pantoja
24/01/2025 17h00
Pedagoga Mayara Penafort, de 35 anos, destacou como a formação tem ampliado sua visão sobre o papel da escola

Como parte do curso de preparação dos 465 novos concursados da Educação, que ingressaram no Governo do Estado, algumas imersões em temas fundamentais para a atuação escolar estão sendo realizadas. Com carga horária de 80 horas para cuidadores e 32 horas para os demais cargos, o programa inclui capacitação em primeiros socorros e debates sobre metodologias pedagógicas contemporâneas, com destaque para integração da família, escola e a sociedade. 

Entre os 121 pedagogos, está Mayara Maia Penafort, de 35 anos, que destacou como a formação tem ampliado a visão sobre o papel da escola na construção de uma sociedade mais participativa. Lotada na Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim, no Município de Mazagão, a pedagoga compartilhou suas expectativas e projetos para a comunidade escolar. A servidora vê na parceria entre a escola e a família um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades de transformação na educação.

A capacitação conta com orientação de primeiros socorros e debates sobre metodologias pedagógicas contemporâneas

"Sem a participação da família, a escola não concretiza o desenvolvimento do aluno Quero implementar projetos que envolvam os responsáveis na vida escolar de seus filhos. As festividades, os projetos pedagógicos, tudo isso precisa de mais engajamento familiar para que o aluno tenha o suporte necessário dentro e fora da escola", afirmou Mayara, ansiosa para começar os trabalhos como coordenadora pedagógica.  

O principal objetivo do curso, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) é preparar os novos professores, pedagogos e cuidadores para as temáticas educacionais, além de fortalecer a função social da escola na formação de cidadãos participativos e criativos, capazes de encontrar soluções alinhadas à realidade local.

O curso de formação dos novos servidores está proporcionando uma imersão em temas fundamentais para a atuação escolar

Educação de Jovens e Adultos  

A formação também trouxe reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desafios relacionados à inclusão. Mayara destacou o aprendizado sobre a legislação estadual e os procedimentos administrativos, especialmente nas aulas em que os professores apresentaram o espelho pedagógico da escola. Com expectativa de um novo desafio pela frente, ela reconheceu a ansiedade natural que acompanha a transição para a nova função. 

 "Os conteúdos têm clareado nossas ideias e mostrado caminhos para enfrentar as problemáticas que encontraremos nas escolas. Ficamos ansiosos para conhecer os alunos e colegas de trabalho. Mas, com o que aprendi no curso, sinto-me mais preparada para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes e para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo", destacou.

Os dados apresentados sobre a situação educacional do estado trouxeram à tona o grande desafio de melhorar indicadores e promover uma educação de qualidade. Para a nova educadora, o curso tem sido essencial para preparar os profissionais para esses desafios e a capacitação disponibiliza ferramentas para entender a realidade local e criar estratégias que atendam às necessidades da comunidade escolar. 

Com iniciativas como essa, o Governo do Amapá reforça o compromisso com a valorização profissional e com a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora, envolvendo escola, família e comunidade no processo de aprendizagem, o curso de formação segue até o dia 29 de janeiro.  

Novos Servidores

O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.

A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,6 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.

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