Saiba quando procurar uma UPA e ajudar a desafogar o atendimento de urgência no Hospital de Emergência de Macapá
Governo do Estado alerta que a utilização adequada das unidades garante uma rede de saúde mais eficiente.
O Hospital de Emergência (HE) de Macapá é, frequentemente, a primeira opção lembrada para atendimento médico de todos os tipos. No entanto, o pronto-socorro foi projetado para lidar com casos graves e urgentes, como acidentes com traumas, ataques cardíacos, vítimas de violência e outras situações críticas que exigem internação e cirurgias imediatas.
Com o grande fluxo de pacientes e a complexidade dos atendimentos, o tempo de espera no HE pode ser longo, especialmente para casos menos graves que poderiam ser resolvidos em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dos municípios.
Os atendimentos médicos seguem o "Protocolo de Manchester", que classifica os casos por cores:
• Vermelho: casos gravíssimos (ex.: parada cardiorrespiratória, queimaduras extensas).
• Laranja: emergências graves (ex.: suspeita de AVC ou infarto, dores severas).
• Amarelo: urgências moderadas (ex.: picos de pressão alta, vômito intenso).
• Verde: casos leves (ex.: febre sem alteração nos sinais vitais, resfriados).
• Azul: casos muito leves (ex.: troca de curativos, aplicação de medicação).
A direção do HE destaca que apenas casos classificados como vermelho e laranja devem procurar o hospital. Situações amarelas podem ser atendidas nas UPAs, enquanto as verdes e azuis são voltadas para as UBSs.
Quando procurar uma UPA?
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram criadas como alternativas eficazes aos pronto-socorros. Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, as UPAs são uma boa opção para urgências de média gravidade. Elas oferecem tempo de espera reduzido em comparação às unidades hospitalares de porta.
Além disso, as UPAs encaminham pacientes para hospitais de retaguarda, quando necessário, assegurando a continuidade do tratamento por meio de um sistema regulado de acesso assistencial.
Casos atendidos nas UPAs:
• Febre alta (acima de 39ºC);
• Fraturas e cortes com pouco sangramento;
• Quedas com torção (luxação) ou suspeita de fratura;
• Cólica renal;
• Dores fortes no peito;
• Falta de ar intensa;
• Vômito constante;
• Crises convulsivas.
Em Macapá, funcionam duas Unidades de Pronto Atendimento: UPA Zona Norte - Florência Souza, sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e a UPA Zona Sul - Dr. Gilson Rocha, que passou a ser gerida pela Fundação de Saúde do Amapá no dia 1º de maio de 2024.
De acordo com o gerente administrativo da UPA Zona Sul, Bruno Palha, o serviço realizado na unidade tem como objetivo desafogar as portas de entrada dos hospitais do Estado, na capital.
“Você deve procurar uma UPA em casos de febre alta, torções, quedas em casa, cólica renal, princípios de infarto ou qualquer situação semelhante que consiga identificar. Em acidentes de trânsito próximos à UPA, procure a unidade, sem a necessidade de ir diretamente ao HE. Se for necessário, conseguimos regular o paciente para internação ou realizar a transferência em ambulância para o HE, caso seja preciso uma cirurgia. Todo esse serviço na UPA é feito para aliviar a demanda nas portas de entrada dos hospitais”, explicou.
Optar pela UPA no momento certo contribui para uma rede de saúde mais eficiente, garantindo que o atendimento emergencial no HE seja priorizado para quem realmente precisa.
Onde ficam localizadas as UPAs em Macapá
UPA Zona Norte - Florência Souza
• Localização: Avenida Francisco Alves Corrêa, nº 1527, bairro Novo Horizonte.
• Inaugurada em 2014, atende casos de média e alta complexidade, com equipe multiprofissional disponível 24h.
UPA Zona Sul - Dr. Gilson Rocha
• Localização: Avenida Ivaldo Alves Veras, bairro Jardim Marco Zero.
• Inaugurada em 2018, atende casos de média gravidade com estrutura equipada para exames clínicos, raio-x e eletrocardiograma.
Ambas as unidades integram a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), em articulação com UBSs, hospitais e o Samu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!