Centro de Educação Profissional Walkíria Lima completa 73 anos de contribuição para cultura musical amapaense
Espaço, que integra o sistema de educação do Governo do Amapá, foi fundado em 1952 e desde então formou incontáveis e históricos músicos.
O Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, de Macapá, completa 73 anos neste sábado, 25. O espaço, que integra o sistema de educação do Governo do Amapá, é um dos mais importantes para a história da música amapaense, e contribuiu para a formação de incontáveis gerações de artistas, desde a sua fundação, em 1952.
Inicialmente chamado de Conservatório Amapaense de Música, o centro foi fundado pelo então governador do Território Federal do Amapá, Janary Nunes. Ele contava com três professores, incluindo o Mestre Oscar Santos, que lecionava piano e foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da instituição.
“Meu avô se expressava através da música. Essa era a vida dele, lembro até hoje como ele costumava tocar para os filhos e presentear a todos nós com instrumentos musicais. Nos enche de orgulho ver que o legado dele perdura, através dos ensinamentos dele e das contribuições para o Walkíria Lima”, conta Socorro Santos, de 63 anos, neta do Mestre Oscar
.Além de descendente do fundador, Socorro também foi aluna da instituição na fase inicial, se profissionalizando em piano e eventualmente dirigindo o espaço em 1996, quando já era chamado de Escola de Música Walkíria Lima. Nesta época, os cursos foram ampliados para contemplar mais instrumentos e músicas populares.
“Tivemos muitos momentos marcantes e históricos vividos no Walkíria Lima, como o destaque do Amapá Jazz Band nos anos 2000, a criação do Coral Oscar Santos e a primeira doutora em música do Estado. É impossível pensar em uma só lembrança para representar esse lugar, que é a minha verdadeira casa”, relata Socorro.
Em 2007, o espaço se tornou oficialmente o Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima. Passaram por ele nomes como João Amorim, Hanna Paulino, Brenda Zeni e incontáveis outros músicos amapaenses de destaque.
“Entrei no Walkíria Lima sem saber nada de música, e aqui encontrei a minha maior paixão. Hoje curso Licenciatura em Música na UEAP [Universidade do Estado do Amapá] e vivo da arte. É aqui que encontro a minha paz, a minha terapia e realmente é a minha casa. Tenho certeza que todos que passaram por aqui também sentem isso”, explica o estudante de piano Vinicius dos Santos, de 21 anos.
Centro de Música Walkíria Lima em 2025
Hoje, o espaço atende mais de 600 alunos em cursos de Canto, Regência e mais de 11 instrumentos musicais, incluindo violão, piano, bateria, saxofone, violino, entre outros. O Centro promove recitais frequentemente, abertos para toda a população assistir.
Além disso, em 2024, a instituição promoveu a primeira edição do Festival Amazônia EcoMúsica, com mais de 24 atrações nacionais e internacionais, oficinas e workshops. A expectativa é que neste ano o Festival realize a sua segunda edição.
Para estudar no Centro Walkíria Lima, o estudante deve se inscrever no edital de matrícula, que em 2025 será aberto em fevereiro e divulgado na agência de notícias e nas redes sociais do Governo do Amapá e da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!