'Nosso objetivo é levar o aluno da escola pública para a universidade', diz professora da Central do Enem homenageada pelo Governo do Amapá
Alexnara de Souza Maciel, de 52 anos, foi uma das 40 profissionais homenageadas por colaborar com a Central do Enem. A docente de Educação Física acredita que a iniciativa abre portas para os alunos e fortalece o ensino público.
O Governo do Amapá prestou homenagem aos profissionais da educação pela contribuição no desempenho positivo de alunos da rede pública que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, na última sexta-feira, 31. Foram celebrados o compromisso e dedicação de 22 professores e 18 organizadores da Central do Enem, como a professora Alexnara de Souza Maciel, de 52 anos, assessora pedagógica do programa e docente de Educação Física.
"A Central do Enem fomenta sonhos de dar uma educação continuada, que o nosso aluno da escola pública tanto merece. Nosso grande objetivo é colocar esses estudantes dentro da universidade pública e dar a eles a chance de crescer e contribuir para a sociedade", pontuou Alexnara.
A professora de Educação Física também destacou que o projeto já se tornou referência na educação amapaense, alinhando-se às novas diretrizes do Enem. Sobre a homenagem recebida, a professora expressou gratidão pelo reconhecimento e que o desempenho dos alunos é resultado de um trabalho integrado entre a Seed, Central do Enem, e todo o corpo docente das escolas.
"Fiquei lisonjeada e agradecida. Esse resultado é mérito do conjunto: a Central do Enem e as escolas públicas trabalharam juntas para proporcionar a melhor preparação possível. Cada professor da rede também tem sua parcela fundamental nessa conquista. Isso faz bem para qualquer profissional da educação", concluiu a educadora.
A cerimônia, realizada no auditório Secretaria de Estado da Educação (Seed), destacou a importância da iniciativa e a parceria essencial entre a Central do Enem e as escolas públicas do estado, junto aos demais educadores que compõem a rede de ensino estadual do Governo do Estado. Os homenageados receberam brindes e portarias de elogio.
Outro homenageado foi o professor Alexandre de Oliveira, 38 anos, especialista em Matemática e suas Tecnologias. Ele participa da Central do Enem desde 2019 e trabalha na Escola Conexão Aquarela. Para ele, a homenagem é um incentivo para continuar investindo no ensino público.
"Abraçar esse projeto é uma grande responsabilidade, porque os alunos da escola pública precisam dessa preparação para terem as mesmas oportunidades de quem tem mais recursos. Esse trabalho vai muito além da sala de aula, é um compromisso com o futuro deles", destacou Oliveira.
Central do Enem: uma política de valorização da educação
Criada pelo Governo do Amapá, a Central do Enem mobilizou mais de 6 mil estudantes em 14 escolas-polo de Macapá e Santana. O projeto oferece aulas intensivas, materiais didáticos exclusivos e eventos como o Aulão Show, que reuniu milhares de alunos no Estádio Zerão.
O Governo do Estado investiu R$ 1,8 bilhão na educação em 2024, fortalecendo o ensino integral, revitalizando escolas e aprimorando metodologias pedagógicas. Com a valorização dos profissionais e o apoio contínuo aos estudantes, a expectativa é de que a Central do Enem siga crescendo e atendendo mais alunos de todos os 16 municípios do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!