Em 2025, alunos do ensino médio da rede estadual terão reforço na carga horária para fortalecer indicadores educacionais
Medida fortalece áreas de linguagem e matemática, além de ciências da natureza e humana. Mudanças nacionais serão implantadas gradualmente até 2027.
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O Governo do Amapá irá iniciar o ano letivo de 2025 com novidades na matriz curricular do ensino médio nas escolas da rede estadual. Entre elas, está o reforço da carga horária em disciplinas da Base Comum Curricular, que incluem as áreas de linguagem, matemática, além de ciências da natureza e humana. A medida segue a Lei n.º 14.945 de 2024, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Com a atualização, ainda haverá a redução na carga horária dos chamados “Itinerários Formativos”, que contemplam atividades para aprofundamento em áreas do conhecimento. A carga horária total do ensino médio segue com 3.000 horas, mas agora são 2.400 destinadas para a base comum e as outras 600 para os itinerários.
Em todo o país, as mudanças serão implementadas de forma gradual até 2027. Neste ano letivo de 2025, alunos do 1º ano do ensino médio seguirão a nova matriz integralmente, já os estudantes do 2º e 3º ano terão uma matriz de transição.
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No Amapá, uma resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE) foi publicada na segunda-feira, 3, homologando as novas diretrizes no estado. Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Cleiberton Souza, a reformulação já está sendo abordada pelas equipes pedagógicas das escolas estaduais.
“Enquanto a nova política vai entrando em vigor, teremos essa transição, que irá sendo excluída aos poucos. Quem entrar agora no 1º ano do ensino médio já terá acesso integral ao novo modelo. Mas, para seguir o que a lei atual diz sobre a carga horária da base comum, teremos que realizar uma compensação para o 2º e 3º ano”, explica Souza.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudanças foram elaboradas para suprir necessidades de aprendizagem apontadas por indicadores educacionais, além de tornar o ensino mais atrativo para os estudantes, que terão a escolha de até dois componentes curriculares de acordo com seus objetivos.
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