Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEVEREIRO ROXO

Campanha do Governo do Amapá alerta para conscientização sobre Alzheimer, lúpus e fibromialgia

Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis) promoveu ação de meditação, dinâmica e acolhimento para pacientes.

Por Lorena Lima
07/02/2025 20h07
Ação do Governo do Amapá focou na conscientização sobre fibromialgia, lúpus e Alzheimer com dinâmicas em grupo

Com a finalidade de compartilhar conhecimentos e promover atividades terapêuticas, pacientes e profissionais do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), em Macapá, acompanharam nessa sexta-feira, 7, a ação de conscientização sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia, doenças que são o foco do "Fevereiro Roxo", campanha promovida pelo Governo do Amapá.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e tem o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce, o tratamento e fortalecer a rede de apoio para pacientes e cuidadores. A programação iniciou com meditação guiada para ensinar técnicas de relaxamento através da respiração e pensamentos tranquilos.

Meditação guiada levou técnicas de relaxamento através da respiração e pensamentos tranquilos

Os participantes também receberam informações de como evitar o estresse, com uma palestra sobre saúde e bem-estar. A ação proporcionou ainda sorteio de brindes e dinâmica de acolhimento com os pacientes.

Segundo a diretora do Cerpis, Ângela Loureiro, só em 2024 o centro realizou mais de 80 mil procedimentos voltados à promoção da melhor qualidade de vida de quem é atendido de forma gratuita. A maioria dos pacientes tem diagnóstico de fibromialgia.

Ângela Loureiro, diretora do Cerpis

“Fazemos atendimento com diversos tipos de pacientes, principalmente aqueles que têm dor crônica. Como nós temos muitos pacientes com a fibromialgia, resolvemos fazer a programação do ‘Fevereiro Roxo’ não só para esses pacientes, mas para a população se conscientizar do que é essa doença, como você pode procurar ajuda e como prolongar a qualidade de vida", explicou Ângela.

A médica Vitória Matos conscientizou os pacientes sobre mecanismos de prevenção às doenças sem cura e defendeu a adoção de um estilo de vida saudável para isso.

“A forma mais acessível de evitar que essas doenças se desenvolvam é praticar atividade física, ter hábitos de vida saudáveis, tanto alzheimer quanto lúpus e fibromialgia são associados aos hábitos de vida e podem ser prevenidas", reforçou Vitória.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) busca incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento

Fibromialgia 

É uma doença de fundo emocional, geralmente acomete mulheres de 40 anos que são pessoas sobrecarregadas emocionalmente e começam a apresentar dores generalizadas sem explicação, mesmo com exames aparentemente normais ainda assim continuam sentindo dores.

Alzheimer

Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete a memória e outras funções cognitivas. A conscientização ajuda a identificar os sinais iniciais e a buscar intervenções que possam retardar sua progressão.

Lúpus

Uma doença autoimune, o lúpus pode afetar vários órgãos do corpo, como pele, articulações e rins. Informar-se sobre seus sintomas, como fadiga extrema e dores articulares, é essencial para evitar complicações.

Pacientes e profissionais do Cerpis promoveram um momento de relaxamento e conscientização sobre o Fevereiro Roxo

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde