‘Vai trazer segurança, paz e tranquilidade à comunidade’, diz diretor sobre implantação do projeto 'Escola Segura' pelo Governo do Amapá
Rhuam Marinho é diretor da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, uma das 101 unidades de ensino beneficiadas inicialmente.
![Crédito: Evandro Vilhena/Seed](/midias/2025/medias/20250210125251-GC00029013-F00069327.webp)
O Governo do Amapá reafirmou seu compromisso com a educação e a segurança de toda a comunidade escolar do estado com o lançamento do projeto Escola Segura, que ocorreu nesta segunda-feira, 10, em Macapá. A iniciativa permite o acionamento das forças de segurança por meio de um botão de alerta, tornando o socorro mais célere em casos de emergência nas escolas estaduais.
A partir deste ano letivo de 2025, as escolas terão à disposição, de forma exclusiva, o efetivo de 41 policiais militares e 11 veículos. Para o diretor da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, Rhuam Marinho, o cotidiano escolar se tornará mais tranquilo para o trabalho dos profissionais da educação e também para a aprendizagem dos cerca de 3 mil alunos da unidade.
“O fato de, em um clique, o policiamento chegar rapidamente na escola vai ajudar muito. O projeto 'Escola Segura' vai trazer segurança, paz e tranquilidade à comunidade escolar que está ali no dia a dia. Ele vem para dar suporte para toda a população do estado, para todas as escolas que precisam”, afirma Marinho.
Ver esta publicação no Instagram
O projeto integra o programa “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, do Governo do Amapá, que também incluirá consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar como forma de manter os índices de paz e não violência no estado, que tem registrado recordes na redução da violência desde outubro de 2023.
Inicialmente, o Escola Segura irá funcionar em 101 escolas na região metropolitana de Macapá e Santana, com o objetivo de atender casos que ameacem a saúde e integridade de alunos e profissionais da educação, como casos de violência, bullying e abusos. Já as demais ocorrências, como conflitos, furtos e danos ao patrimônio escolar, seguirão sendo atendidas pelo 190 da Polícia Militar.
“Isso representa um reforço muito importante, uma resposta muito mais rápida que vai ajudar os gestores dentro das nossas escolas. Hoje é um dia muito importante, só temos a agradecer os esforços”, afirmou o diretor da Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza, Rômulo Figueiredo.
![Crédito: Evandro Vilhena/Seed](/midias/2025/medias/20250210125250-GC00029013-F00069326.webp)
Além do apoio tecnológico que auxilia na rápida chamada dos órgãos de segurança, o programa também prevê uma abordagem buscando a conscientização, com ações educativas e rodas de conversa.
Projeto Escola Segura
O projeto Escola Segura integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas do Governo do Amapá. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc.
O investimento inicial do programa é de R$ 2,9 milhões, oriundos de recursos federais e do Fundo Estadual de Segurança Pública.
![Crédito: Evandro Vilhena/Seed](/midias/2025/medias/20250210125246-GC00029013-F00069323.webp)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!