Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Entenda por que é importante doar sangue antes da programação do Carnaval 2025 no Amapá

O hemocentro abastece 14 unidades de saúde no estado; maior necessidade é para os serviços de urgência da capital.

Por Karla Marques
10/02/2025 17h50
Cada bolsa, com aproximadamente 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas

A chegada do Carnaval 2025 é também um dos períodos mais críticos do ano para o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), devido o aumento da demanda de bolsas de sangue nos hospitais e da queda de doadores voluntários.

O hemocentro, que abastece 14 unidades de saúde no estado, sendo 10 de atendimento SUS e 4 em convênio com hospitais particulares, já está se preparando para manter o fornecimento de hemocomponentes para os dias de folia, que já começou no último domingo, com o Carnaval do Povo, e segue com os desfiles das escolas de samba, desfile de blocos, carnaval nos residenciais e bloco A Banda.

Os hospitais em Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari dependem desse suprimento, mas a maior necessidade é para os serviços de urgência da capital, como os hospitais de Emergência (HE) e de Clínicas Alberto Lima (Hcal), seguido da unidade de Santana. O concentrado de hemácias de tipagem O+, que tem maior incidência no estado, é o mais solicitado. 

Sangue é fracionado em hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado 

Cada bolsa, com aproximadamente 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas, pois é fracionada em hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado. 

A captação de plaquetas também preocupa. Com vida útil bem menor do que os demais componentes e com alta demanda para um único receptor, pois são fundamentais para coagulação do sangue, utilizadas em casos de dengue, acidentes, quimioterapia e intervenções cirúrgicas. Enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, nas plaquetas o prazo cai para cinco dias.

Em janeiro de 2024, o Hemoap coletou 1.217 bolsas de sangue, número que foi superado neste início de ano para 1.325 unidades. Apesar do aumento nas doações, a demanda por transfusões também cresceu devido às cirurgias eletivas, especialmente do programa Zera Fila, do Governo do Amapá.

Dariane Monica da Silva doou pela segunda vez

A doadora Dariane Mônica da Silva, de 37 anos, entende bem a importância de doar e incentivar outros voluntários seja da família, do grupo de amigos ou do trabalho. Essa é a segunda vez que ela doa sangue.

“A gente sabe que se destinar a fazer esse ato de esperança, mesmo não sendo para alguém próximo, é muito especial. Hoje tenho uma pessoa próxima que está precisando e, mesmo sabendo que não sou compatível, vim doar. Espero que outras pessoas façam o mesmo, porque, por mais que eu não possa ajudar diretamente essa pessoa, sei que poderei ajudar outras", reforçou Dariane. 

Sara Araújo foi pela primeira vez doar sangue no Hemoap

A primeira experiência com a doação também pode ser transformadora, como relata Sara Araújo, que decidiu doar ao ver uma campanha do Hemoap.

“Essa é a primeira vez que venho doar e pretendo continuar. Sei o quanto é importante. Às vezes um familiar, um amigo ou até mesmo uma pessoa desconhecida precisa, e a gente sabe que nem sempre é fácil encontrar um doador”, afirmou Sara.

Como doar?

Para fazer a doação é preciso ir ao Hemoap e apresentar um documento de identificação oficial com foto, passar por uma triagem, garantindo a segurança de doadores e receptores e realizar a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue. Ao final da doação, o Hemoap oferece um lanche ao voluntário.

Além de salvar vidas, ser doador traz benefícios garantidos por lei, como: passe livre intermunicipal, isenção na inscrição de concursos públicos e direito a folga no trabalho no dia da doação.

Serviço

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoap, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O funcionamento é de 7h30 às 12h. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo número (96) 98414 - 1779.

Além de salvar vidas, ser doador traz benefícios garantidos por lei como passe livre no transporte público

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde