Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Amapá anuncia gerenciamento compartilhado da Escola Estadual Antônio Lima Neto com o Corpo de Bombeiros Militar

Mudança acontece antes do início das aulas da instituição, previsto para o dia 24 de fevereiro, e atende a reivindicações da comunidade.

Por Breno Pantoja
11/02/2025 16h00
A mudança acontece antes do início das aulas da instituição, e atende a reivindicações da comunidade escolar.

O Governo do Estado anunciou que a Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto, localizada no Parque dos Buritis, Zona Norte de Macapá, passará a ser gerida de forma compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar. A mudança acontece antes do início das aulas da instituição, e atende a reivindicações da comunidade escolar.

Até o ano de 2023, a unidade participava do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), e era gerida em parceria com a Polícia. No entanto, com o fim do programa federal, os policiais de reserva tiveram que sair da escola, que mesmo assim continuou seguindo as normas de vestimenta e disciplina anteriores.

Com o compartilhamento da escola com o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) atende aos anseios da comunidade de retomar a presença militar dentro da instituição. No modelo de gestão compartilhada, os professores da escola são civis e os diretores são militares.

Assinatura de termo de cessão da Escola Lima Neto com o Corpo de Bombeiros

A diretora da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, Greyce Pantoja, que faz parte da equipe de transição, destacou a importância desse processo para minimizar impactos na rotina dos alunos, familiares e servidores.

"Os militares já vão entrar desde o primeiro dia, até para os alunos se ambientarem, tomarem conhecimento de quem vai trabalhar com eles. O trabalho da transição é diminuir o impacto da implantação do novo modelo, educando toda a comunidade escolar. Durante esse período de um ano, faremos as mudanças possíveis, como identidade visual e uniforme" , explicou Greyce.

Diretora da Escola Risalva Freitas do Amaral, Greyce Pantoja

O retorno das aulas na escola está previsto para o dia 24 de fevereiro, já sob a administração dos bombeiros. Para os estudantes, não será necessária a compra de novos uniformes. A Seed apenas orienta que os alunos utilizem camisa vermelha sem estampa e calça jeans, tênis preto e meia branca. 

 Reunião com a comunidade escolar  

A Seed realizará uma reunião com pais, alunos e profissionais da educação para apresentar os detalhes dessa transição e esclarecer possíveis dúvidas sobre o funcionamento da escola sob a nova gestão.  

O modelo de gestão compartilhada tem como objetivo fortalecer a disciplina, a organização e o rendimento escolar dos estudantes, mantendo a grade curricular regular definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação