Emoção e alegria marcam 282 famílias na entrega do Residencial Nelson dos Anjos pelo Governo do Estado em Macapá
As novas unidades habitacionais somam cerca de 1,8 mil moradias entregues em dois anos pela atual gestão. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 13, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá.

Fortes emoções e alegria tomaram conta das 282 famílias que receberam as novas moradias no Residencial Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. A entrega aconteceu na quinta-feira, 13, pelo governador do Amapá, Clécio Luís, que garantiu mais um novo habitacional na capital, com lares dignos para a população amapaense.
As unidades somam cerca de 1,8 mil moradias entregues em dois anos pela atual gestão, ressaltando a responsabilidade e o compromisso do Governo do Amapá em executar políticas habitacionais no estado. Com 272 apartamentos e 10 casas, os blocos do residencial abrigam famílias selecionadas com base em critérios nacionais e que viviam em um local de preservação ambiental (APA), em uma área de ressaca alagada, no próprio Congós.

"É um sonho de anos atrás para quem já mora aqui desde o começo. Para mim é muito mais que felicidade poder ter um lugar garantido para chamar de meu. Se minha mãe estivesse aqui, com certeza ela teria o prazer de ver minha felicidade em ter minha casa própria e começar uma nova vida com minha família. Sou eternamente grato pela gestão do nosso atual governador Clécio Luís que nos garantiu dignidade, é uma sensação indescritível”, celebrou Vinícius Queiroz junto de sua família.

O conjunto habitacional é fruto da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, construído com recursos federais e também do Tesouro Estadual, com orçamento de R$ 33 milhões, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal.
Na cerimônia, o filho do boxeador, Nelson dos Anjos Junior, o “Nelsinho”, emocionou-se ao discursar perante o público. O edifício recebeu em homenagem o nome do pai, ex-boxeador, esportista e ativista social que incentivou, dividiu e conquistou muitos sonhos com projetos com moradores do bairro.

“Me perguntaram o que significava isso para nossa família, e eu disse que significa tudo. Tudo aquilo que o meu pai fez, tudo que ele representou nesta cidade, estado, em especial neste bairro. Então, nós estamos muito felizes por receber essa homenagem porque representa um legado, a missão do meu pai se cumpriu”, afirmou “Nelsinho”, que, em gratidão, presenteou as autoridades com uma caneca personalizada de boxe.
Além dessa homenagem, o Centro Comunitário também recebeu o nome de Elina Nunes Torres, moradora da passarela Violeta Mont Alverne. Chefe de família, que dedicava-se a auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com gestos e generosidade, acreditava na melhoria de sua vida e da comunidade com a construção das moradias dos empreendimentos do PAC-Congós.

Acessibilidade
Para garantir maior acessibilidade, o Governo do Amapá estabeleceu que o 1º andar de cada prédio seja ocupado por pessoas idosas e Pessoas Com Deficiência (PCDs), onde foram instaladas adaptações para atender o referido público.
Nelson dos Anjos
As unidades contam com 272 apartamentos e 10 casas. O habitacional possui, ainda, um centro de convivência, quadra poliesportiva, três academias ao ar livre, espaço de entretenimento, biblioteca e um Plantão Social coordenado por equipes da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab). O conjunto é assegurado com saneamento básico, rede de água, energia elétrica, pavimentação, paisagismo e mobilidade com acessibilidade.
Política de habitação
Em maio de 2024, o governador entregou o Residencial Vila dos Oliveiras, proporcionando dignidade para 512 famílias e, em 2023, com a conclusão das etapas 3 e 4 do Residencial Miracema, cerca de mil pessoas foram beneficiadas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!