'Iniciativa brilhante', diz professora de história sobre exibição de filme promovida pelo Governo do Amapá para debater a democracia
Geovana de Morais e mais 341 educadores participaram do evento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, para fortalecer o ensino da história brasileira.

O Governo do Amapá, em parceria com o senador Randolfe Rodrigues, promoveu um evento especial para 342 professores de história da rede estadual de ensino, com o objetivo de fortalecer o ensino da história do Brasil e promover o debate sobre a democracia. A iniciativa contou com a exibição do filme "Ainda Estou Aqui", além de um momento de reflexão sobre o período da ditadura militar.
Os profissionais da educação tiveram direito a um combo de pipoca com refrigerante, e ainda foram contemplados com um exemplar do livro que baseou o filme. Foram disponibilizados 600 livros, e as unidades restantes serão distribuídas nas escolas públicas do estado, para servir como ferramenta de ensino.

Segundo a professora de história Geovana de Morais, que participou do evento, a programação é de extrema importância porque valoriza o profissional da educação e contribui para o ensino nas escolas públicas estaduais, uma vez que possibilita ao educador um aperfeiçoamento por meio das obras literárias.

"Eu vejo essa iniciativa do filme como uma oportunidade de crescimento profissional e também de levar inovação para dentro da sala de aula. Essa programação foi brilhante! Ganhar o livro também foi muito bom porque o professor precisa sempre estar lendo, pesquisando constantemente para garantir o conhecimento necessário e amplo dos assuntos que serão repassados aos estudantes", afirma a professora Geovana de Morais.
O evento também contou com a participação de Chico Paiva, neto de Eunice e Rubens Paiva, vítimas da ditadura militar que foram retratados em livro e no filme que já conquistou vários prêmios e concorre ao Oscar.
Além de um meio de capacitação e investimento na capacitação dos professores da rede pública, a exibição de "Ainda Estou Aqui" também funcionou como uma ação de valorização dos servidores. O evento integrou a programação de início do ano letivo de 2025, que também contou com o lançamento do projeto "Escola Segura" e do lançamento da 4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!