Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA E ALEGRIA

Carnaval 2025: Império Solidariedade recebe 'Visita da Corte' exaltando a força da fé nas religiões de matriz africana

Com enredo, “Do universo de olorum, rei Oxaguiã - Senhor da Renovação Constante”, o samba contagiou a comitiva e foliões durante o ensaio show.

Por Roberta Corrêa
Colaboração: Rodrigo Juarez
17/02/2025 14h30
Musa do Carnaval e Rainha de Bateria do Solidariedade comandaram a festa com muito gingado e samba no pé

A Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade recebeu com muita festa a visita da "Corte do Carnaval" da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com representantes do Governo do Amapá. A recepção aconteceu em sua sede no bairro Jesus de Nazaré, na noite de domingo, 16.  A Solidariedade apresentou seus pontos técnicos e mostrou que está pronta para o desfile no Carnaval do Meio do Mundo 2025.

Com a força do enredo: “Do universo de Olorum, Rei Oxaguiã – Senhor da Renovação Constante", a agremiação se apresentou ao som da bateria e ala musical, comandada pela intérprete Silmara Lobato, uma das únicas escolas de 2025, que a voz feminina conduz o samba de enredo. Comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, musas, rainha e rei de bateria também mostraram um pouco do que vai estar no dia 28 de fevereiro, na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá.

Comissão de Frente da Solidariedade

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, destacou o compromisso da gestão com o Carnaval 2025 e como está sendo emocionante cada visita nos ensaios das escolas de samba, onde é possível um diálogo mais próximo dos integrantes das agremiações. 

Secretária de Turismo, Syntia Lamarão

“E com muita emoção que estamos fazendo as visitas. É um momento de integração do poder público com a comunidade, com diálogo permanente, que sem dúvida é a principal orientação do governador Clécio Luís, para que possamos executar políticas que tragam grandes resultados para o carnaval. Essa é a oportunidade de conhecer o que cada agremiação está preparando para avenida”, reiterou a secretária.

O presidente da Solidariedade reforça que a visita da corte é a oportunidade de mostrar como está sendo empregado o investimento da gestão no carnaval amapaense e como a "Soli" vai desfilar em busca do título do Grupo de Acesso. 

Jair Sampaio, presidente da escola de samba Solidariedade

“A visita da corte é o momento em que podemos mostrar como o recurso investido pelo Governo do Estado está sendo fomentado, gerando renda e melhoria da qualidade de vida do povo das comunidades. Nós estamos confiantes nesse carnaval, pois estamos trazendo 'Oxaguiã' em nosso enredo, orixá que luta no campo de batalha e assim vai ser nossa luta, nosso carnaval está a todo vapor”, reforça o presidente, Jair Sampaio.

A ala musical da Solidariedade é comandada por intérpretes femininas, tendo Silmara Lobato como oficial e Andreia de Paula, como segunda voz, reforçando a presença da mulher nas vozes que comandam a avenida do samba.

“Devo parabenizar as escolas de samba que tem a coragem de quebrar tabus e colocar uma mulher como intérprete oficial, as mulheres podem e devem estar em pé de igualdade como intérpretes e eu só tenho a agradecer a Solidariedade, que com certeza vem trazendo um grande desfile”, exaltou Silmara Lobato, intérprete oficial.

Silmara Lobato comanda a Ala Musical da Solidariedade

Andreia de Paula também reforça a representatividade e o potencial da voz feminina no carnaval. “É muito importante fazer parte da ala musical, são poucas mulheres nesse meio e nossa presença traz potência e brilho, mostrando que temos nosso espaço para mostrar todo talento e força na voz” reforça Andreia.

Visita da Corte

A Corte do Carnaval do Amapá 2025 já passou por nove das 10 escolas de samba do estado: Império do Povo, Império da Zona Norte, Piratas Estilizados, Maracatu da Favela, Boêmios do Laguinho, Emissários da Cegonha, Embaixada de Samba Cidade de Macapá e Unidos do Buritizal. Piratas da Batucada, que receberia a visita da corte no sábado, 15, cancelou a programação devido às fortes chuvas que caíram em Macapá. 

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Confira a ordem e horário dos desfiles:

Sexta-feira, 28 de fevereiro

Embaixada de Samba - 21h
Solidariedade - 22h35
Império da Zona Norte - 0h10
Piratas Estilizados - 1h45
Império do Povo - 3h20

Sábado, 1º de março

Emissários da Cegonha - 21h
Unidos do Buritizal - 22h35
Boêmios do Laguinho - 0h10
Maracatu da Favela - 1h45
Piratas da Batucada - 3h20

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Cultura