'Minha mãe recebeu um tratamento incomparável. Só gratidão', diz filha de paciente do Programa Dr. Teles do Governo do Amapá
Nerianis Gonçalves acompanha o atendimento da mãe, Maria, de 78 anos, em casa; desde a implantação, há dois anos, já foram acolhidas 777 pessoas.

O cuidado e o carinho que a equipe do Programa Dr. Teles têm com os pacientes faz a diferença na recuperação deles. A iniciativa do Governo do Amapá possibilita o tratamento domiciliar com a desospitalização de casos de baixa complexidade que dão entrada no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, ajudando a desafogar a alta demanda da unidade. Desde a implantação, há dois anos, já foram atendidas 777 pessoas.

Maria Gonçalves, de 78 anos, é uma delas. Internada com pneumonia no HE, ela recebeu o primeiro atendimento, e em seguida, foi encaminhada para continuar o tratamento no conforto de casa. Ela mora no município de Serra do Navio, mas está passando uma temporada com a filha, Nerianis Gonçalves, na capital, onde buscou o serviço público de saúde.
“Minha mãe recebeu um tratamento incomparável, todos os profissionais foram muito atenciosos e fomos agraciados com esse projeto, que não deve parar porque ajuda muito a população. Nunca imaginei que íamos ser tão bem tratados, tanto no Hospital de Emergência, como agora em casa. Só tenho gratidão por toda essa equipe e pelo governador Clécio Luís", declarou Nerianis Gonçalves, filha da paciente.

Dona Maria, que está morando no bairro Renascer, na Zona Norte, recebe diariamente a equipe multiprofissional do Zera Fila, que é formada por um médico, enfermeiro e um técnico de enfermagem. A cada visita, eles monitoram todos os sinais vitais da paciente, aplicam medicamentos, conversam e avaliam os próximos procedimentos.

“Eu só tenho a agradecer os doutores e os enfermeiros. Estive lá no hospital, fui muito bem tratada, o trabalho é ótimo, só de estar em casa já fico bem e todo dia aguardo eles chegarem. É uma alegria recebê-los em casa, ainda mais para me curar", reforçou dona Maria.
O tempo médio de internação no programa é de 8 dias. Desses, 7 são destinados ao tratamento com o antibiótico e curativos, quando necessários. O último dia é destinado ao exame laboratorial para avaliação e alta do paciente.

Programa 'Dr. Teles': acolhimento e humanização
Com início em fevereiro de 2023, o Programa Dr. Teles é um compromisso do Plano de Governo da atual gestão, para promover a saúde pública e o bem-estar da população com ações integradas, democratizando o acesso aos serviços. Em dois anos, o programa já foi na casa de 777 pacientes, levando atendimento domiciliar. Atualmente estão sendo acompanhados 11 pacientes em casa, mas por dia pode chegar até 15.

O programa atua fazendo a triagem dos pacientes no período da tarde. Em seguida, é analisado o diagnóstico com perfil clínico de baixa complexidade. Ao ser admitido no Dr. Teles, o paciente inicia imediatamente o tratamento domiciliar, deixando o leito vago para outras pessoas.
“Continuamos com o acompanhamento no domicílio, com medicação intravenosa e oral ou troca de curativos, se necessário. Em casos de exames, todas as coletas são feitas no lar e nos responsabilizamos pelo translado para algum exame no hospital, se for o caso. Estamos observando um resultado muito positivo do programa, pois o conforto do lar acelera a alta do paciente", explicou Camila Dias, enfermeira responsável pelo programa Dr. Teles.
Confira como é o atendimento domiciliar do Programa Dr. Teles:





Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!