Governo do Amapá utiliza as 'redes sociais' para incentivar adoção voluntária de animais domésticos
Pelo Instagram ou Facebook da Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal, a população pode pedir ajuda para o acolhimento responsável de pets.

O Governo do Amapá lançou uma campanha utilizando as redes sociais para auxiliar e promover a adoção voluntária de "pets" por tutores responsáveis no estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Bem-Estar Animal, tem objetivo de garantir que os animais de estimação sejam encaminhados para lares seguros, estruturados e saiam da situação de vulnerabilidade.
A ideia é que as pessoas que por algum motivo não possam mais ficar com os animais domésticos, ou que os tenham resgatado, mas não têm condições de adotar, entrem em contato pelas páginas oficiais da Secretaria do Bem-Estar Animal, no Instagram ou Facebook, para divulgar a foto do pet, e suas características como se é fêmea ou macho, castrado ou não, destacando um número para contato. A demanda, após analisada pela equipe da secretaria, sendo acolhida é publicada para divulgação.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o chefe de Gabinete do Bem-Estar Animal, José Emílio Neto, a secretaria funciona como uma "ponte" entre quem quer disponibilizar seu bichinho para adoção e quem está disposto a acolhê-lo. O alerta, porém, é que a pessoa antes de dar um lar para um animal, deve ponderar se está preparada para proporcionar tudo aquilo que ele necessita.

“Além de espaço, os cães e gatos para serem criados necessitam de muita atenção, tempo e disponibilidade financeira para garantir as consultas com veterinários, alimentação específicas, como ração, medicamentos e vacinas, dentre outros cuidados. É necessário analisar bem antes de adotar um animal de estimação, pois é para toda a vida. Eles se tornam parte da família e jamais devem ser abandonados”, declarou.
Quer ajuda para doar um pet?
Poste fotos e vídeos marcando ou publicando diretamente nas redes sociais da Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal:
- Instagram: @bemestaranimalamapa
- Facebook: facebook.com/bemestaranimalap/
Qual é a importância de adotar um pet?
A adoção salva a vida de milhares de bichinhos que, na maioria das vezes, foram resgatados das ruas ou de tutores violentos. Além disso, adotar um pet é uma boa opção para quem mora sozinho ou se sente só.
Ainda que seja um filhote, adotar não vai fazer bem apenas para o animal, já que essa atitude é uma possibilidade do tutor ter um novo amigo, diminuir o estresse e problemas psicológicos e ser mais feliz.
Cinco motivos para você adotar um pet
Além de alegria para a casa, adotar animais traz muitos benefícios. Veja alguns a seguir:
1. Você salva a vida de um animal e ele ganha um lar novo
Ao adotar um pet, você estará salvando ele das ruas, um lugar onde a probabilidade dele sofrer maus-tratos, passar fome e ser atropelado é grande.
O que todos os animais que estão nas ruas mais desejam é ter um lugar seguro para morar, onde não vai faltar alimento e carinho, assim, você pode ter a certeza que ele vai retribuir com todo amor e carinho e sempre será fiel aos seus tutores.
2. Garante um companheiro em todos os momentos
Os animais, principalmente os cachorros, são bichos fiéis e leais, que gostam de acompanhar o tutor aonde ele for e de estar por perto nos momentos tristes e felizes.
Além disso, conviver com um animal incentiva a socialização, já que ele ajuda a pessoa a se tornar mais ativa e participativa da vida comunitária.
3. O pet pode alertar quando existe algum perigo
Os animais já salvaram a vida de várias pessoas e sabem quando algo de diferente está acontecendo ou está prestes a acontecer. Assim, eles tentam nos alertar de alguma maneira.
Os cachorros, por exemplo, tentam chamar a atenção de seus tutores através do seu latido, já os gatos costumam ficar mais próximos. Dessa forma, adotar um companheiro pode ser uma boa forma de se manter mais protegido, e além disso, garantir uma vida mais segura e feliz ao pet.
4. Adotar um pet auxilia no combate a distúrbios mentais
Um pet faz companhia e percebe quando o tutor não está bem. Por isso ele fica perto para acalmá-lo e tentar de alguma forma deixá-lo mais feliz. É importante destacar que existem animais treinados para ajudar no tratamento da depressão e de outras doenças.
Pet são utilizados, inclusive, para garantir mais qualidade de vida e minimizar o estresse e a depressão em pacientes hospitalizados, graças ao seu “efeito terapêutico”.
5. Ajuda você a ser mais responsável e a ter uma vida mais ativa
Ao adotar um pet, o tutor pode se tornar uma pessoa mais responsável, já que é necessário ter compromisso e dedicação para acolher o animal e suprir todas as suas necessidades.
Se você é sedentário e quase não movimenta o corpo, com o pet essa situação também pode mudar. Além da caminhada diária que você terá quando for levá-lo para passear, ele ajudará você a tomar mais sol, ficar ao ar livre, brincar e até mesmo a acordar mais cedo. (fonte: PetPillow)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!