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ATENDIMENTO À MULHER

Governo do Amapá capacita profissionais do Ciodes para atendimento a mulheres vítimas de violência no ‘Box Lilás’

Programação aconteceu nesta quinta-feira, 20, e busca orientar sobre resposta de ocorrências por meio dos números  190 e 193.

Por Vithória Barreto
20/02/2025 17h30
Alinhamento buscou orientar os atendentes da cabine especializada em atendimento à mulher

O Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira, 20, o terceiro ciclo de palestras para capacitar profissionais da segurança pública que atuam no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) sobre a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) do Amapá.

O alinhamento, coordenado pelas secretarias de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), buscou orientar os atendentes da cabine especializada ‘Box Lilás’, que responde ocorrências de violência doméstica ou familiar por meio dos números  190 e 193.

“Ao receber o atendimento do Ciodes, a vítima pode ser encaminhada para inúmeros dispositivos de atendimento especializado à mulher, e o intuito dessa capacitação é alinhar essas orientações para os servidores do Ciodes saberem exatamente como proceder durante o atendimento”, destacou a gerente da Rede de Atendimento à Mulher da SEPM, Larissa Rocha.

Gerente da Rede de Atendimento à Mulher da SEPM, Larissa Rocha

Para a soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Zilma Gomes, o encontro foi fundamental para expor diversas informações a serem repassadas para a vítima que procura o Ciodes para denunciar a violência sofrida.

“Estamos participando do curso para agregar conhecimento e atender a mulher vítima de violência doméstica da forma mais humanizada possível no Box Lilás. É uma gama de informações que serão muito úteis para orientar essas vítimas”, destacou Zilma.

Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Zilma Gomes

A capacitação também contou com a palestra da ouvidora da SEPM, Andressa Souza, que ressaltou as medidas tomadas após uma ocorrência de violência doméstica ser registrada no Ciodes.

“O objetivo da Ouvidoria é fazer a integração do pós-atendimento do Ciodes, no qual há a coleta dos dados da vítima para o conhecimento e posterior atendimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres e demais dispositivos de acolhimento”, explicou Andressa.

Ouvidora da SEPM, Andressa Souza

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