Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESTRUTURAÇÃO DA SAÚDE

'Fui internada, e no dia seguinte fiz a cirurgia', comemora paciente do Programa Zera Fila do Governo do Amapá

Agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, é uma das pessoas que passaram por cirurgia para lesão no ombro, procedimento inédito no estado.

Por Lorena Lima
22/02/2025 08h00
Agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, passou por cirurgia no Programa Zera Fila do Governo do Amapá
Agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, passou por cirurgia no Programa Zera Fila do Governo do Amapá
Foto: Lorena Lima/Sesa

A dor é uma sensação difícil de lidar, mas sofrer com ela todos os dias ao ponto de não conseguir fazer tarefas simples como vestir uma roupa ou pentear o cabelo, é ainda pior. Essa era a realidade da agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, que tinha dores intensas. Ela realizou uma cirurgia no ombro direito pelo Programa Zera Fila, do Governo do Amapá, e comemora a chance de voltar a ter uma vida normal.

Rosa é da Vila de Santa Maria, no Igarapé do Lago, no município de Santana, e chegou a fazer seis viagens para Macapá em busca de informações que a ajudassem. Depois de exames de raio x e ressonância magnética, ela finalmente recebeu o diagnóstico: precisava passar pela cirurgia de videoartroscopia sutura do manguito rotador.

A agricultura buscou o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) quando soube que o procedimento era realizado gratuitamente pelo Governo do Amapá, sem necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A cirurgia passou a ser oferecida no estado em dezembro de 2024.

“A assistente social foi um anjo, me ajudou bastante, todos aqui sempre preocupados como eu estava, um atendimento 100%. Graças a Deus fui bem acolhida. Fui internada na segunda-feira à noite [dia 17], para passar pela cirurgia no dia seguinte, terça-feira [18]. Foi tudo bem tranquilo, fiquei um pouquinho nervosa, mas me sinto feliz porque essa cirurgia é muito cara, eu não tinha condições. Estou agradecida pelo tratamento por toda a equipe", comemorou a paciente.

Cirurgia inédita passou a ser oferecida pelo Governo do Amapá em dezembro de 2024
Cirurgia inédita passou a ser oferecida pelo Governo do Amapá em dezembro de 2024
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O procedimento cirúrgico consiste em corrigir o rompimento do manguito rotador, estrutura do ombro que provoca nível de dor intensa quando lesionada. Ela é indicada em casos mais graves, quando fisioterapia e medicamentos não melhoram o quadro clínico. 

“Meu dia a dia era muito difícil antes da cirurgia. Sentia tantas dores, que chegava a desmaiar. Meu filho que me levantava e me ajudava nas tarefas do dia a dia e me levando nas farmácias para tomar injeção porque a dor era extrema", lembra a paciente.

Programa Zera Fila

Rosa Pereira é um dos milhares de pacientes atendidos pelo Zera Fila, iniciativa do Governo do Amapá que otimiza e busca diminuir o número de pacientes que aguardam por algum procedimento cirúrgico. Atualmente a iniciativa é executada com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos). 

Enfermeira Rosilete Dias é apoio técnico na direção do Hcal
Enfermeira Rosilete Dias é apoio técnico na direção do Hcal
Foto: Lorena Lima/Sesa

Rosilete Dias, enfermeira que dá apoio técnico na direção do Hcal, faz o levantamento dos pacientes que estão na fila de cirurgia, buscando estratégias para conseguir reduzir ao máximo a espera dos pacientes que aguardam muitos anos na fila. Ela explica como ocorre esse trabalho de redução do tempo de espera.

“Tínhamos paciente desde 2022 na fila aguardando por cirurgia. É muito difícil para as famílias se deslocarem para outros estados, um dos motivos envolve questões financeiras. Hoje conseguimos trazer profissionais capacitados para fazer esses procedimentos aqui”, explicou a enfermeira.

Além de profissionais capacitados, o Governo do Amapá garantiu a entrega de órteses, próteses e materiais especiais necessários para a terapia e reabilitação. Tudo isso para que os procedimentos cirúrgicos possam ser realizados no Hcal, e os pacientes não precisem sair do estado.

O programa Zera Fila foi ampliado para atender demandas acumuladas em diversas especialidades, incluindo ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial.  

Programa Zera Fila otimizou o fluxo de cirurgias no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá
Programa Zera Fila otimizou o fluxo de cirurgias no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá
Foto: Lorena Lima/Sesa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde