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EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA

Em menos de três meses, Pronto Atendimento Infantil de Macapá recebe mais de 5,3 mil pacientes

Unidade destinada a casos de alta complexidade, enfrenta alta demanda com 60% das crianças com sintomas que podem ser tratados em UBSs e UPAs.

Por Karla Marques
24/03/2025 15h42
PAI enfrenta alta demanda e registrou em menos de três meses, 5.348 atendimentos

Enfrentando a alta demanda neste início de ano de pacientes com doenças comuns de inverno, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, adotou medidas para melhorar o acolhimento após registrar entre 1º de janeiro e 16 de março de 2025, um total de 5.348 atendimentos.

Vera Leal, gerente geral do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá

De acordo com o relatório do hospital, 60% dos pacientes que procuram o PAI são de baixa complexidade e poderiam ser recebidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

"Mesmo com demandas não urgentes, buscamos acolher todos os pacientes. Mas é importante frisar que essa sobrecarga impacta diretamente na agilidade do serviço. Na triagem existe a classificação e os casos de menor gravidade acabam esperando mais tempo", explicou Vera Leal, gerente geral do PAI.

A unidade utiliza uma classificação com base no Protocolo de Manchester, um sistema composto por cinco níveis de urgência que determinam o grau de necessidade e prioridade de atendimento, caracterizado por cores e tempo até a consulta de cada paciente.

Casos de crianças com sintomas pouco urgente, destinados à UBS, são maioria entre os atendimentos do PAI, em Macapá

Do total de casos nesses quase três meses do ano, 3.383 são considerados apenas de baixa complexidade, representados pelas cores azul e verde. Veja como foi classificado os atendimentos neste período:

🔴 Emergência: 11 casos
🟠 Muito urgente: 204 casos
🟡 Urgente: 1.750 casos
🟢 Pouco urgente: 3.260 casos
🔵 Não urgente: 123 casos

A diretora do HCA/PAI, Cleude Rodrigues, reforça que o crescimento na demanda de pacientes é impulsionado pelo período de transição das estações, que contribui para o aumento de doenças respiratórias e outras enfermidades sazonais em crianças, como os casos de diarreia.

Cleude Rodrigues, diretora do HCA/PAI

“A Unidade é um Pronto Atendimento de porta aberta direcionado para urgências e emergências, quando a criança precisa de acompanhamento imediato ou há risco de morte, respectivamente. Mas hoje estamos recebendo aquelas que não têm perfil de média e alta complexidade. Por isso, para garantir o atendimento a todos, organizamos o fluxo do PAI”, explicou Cleude.

Para atender a alta demanda, foram adotadas estratégias que inclui a desospitalização, que é a alta antecipada da criança com quadros como pneumonia leve, que pode ser tratada em casa com acompanhamento de uma UBS e parcerias com hospitais conveniados como o São Camilo e Marco Zero, para onde os pacientes podem ser transferidos em caso de necessidade de leitos durante o período crítico de atendimentos.

Além disso, o PAI está funcionando com plantão contínuo 24 horas por dia, todos os dias da semana, com a organização das equipes por setores, o que agiliza e garante o melhor atendimento.

Saiba quando procurar o PAI:

  • Convulsões pela primeira vez ou que durem mais de quatro minutos;
  • Chiado, cansaço ou tosse seca persistente;
  • Febre acima de 39°C por mais de três dias ou acompanhada de outros sintomas;
  • Irritabilidade e choro incessante;
  • Baixa produção de urina.
PAI está funcionando com plantão contínuo 24 horas por dia, todos os dias da semana

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ÁREA: Saúde