Governo do Estado entra na reta final da requalificação do Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá
Equipes atuam na construção de rampas, piso tátil direcional, calçadas e paisagismo.

Como parte da proposta prevista no plano de gestão de fortalecer as políticas públicas de incentivo ao turismo, cultura e lazer pelo Amapá inteiro, o Governo do Estado atua na requalificação total do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) do Amapá. Já na etapa final da obra, as atividades ocorrem nos espaços de acessibilidade, com a construção de rampas, piso tátil direcional, calçadas e paisagismo.
Coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), as frentes de trabalho executam serviços em todo o local. Iniciada em dezembro de 2024, a reestruturação possui investimentos no valor de R$ 257 mil, oriundos de recursos do Tesouro Estadual.

“Em termos de política pública, investir na requalificação do Museu é afirmar que o patrimônio imaterial também constrói desenvolvimento. O turismo cultural tem demonstrado forte capacidade de gerar externalidades positivas, e museus como este são pontos de ativação urbana e de pertencimento. Ao torná-lo acessível, com rampas, piso tátil, iluminação eficiente, climatização e paisagismo, garantimos não apenas inclusão, mas uma experiência digna e moderna para todos os visitantes, especialmente nossas crianças e jovens em idade escolar”, ressaltou o secretário Adjunto da Infraestrutura, Ivy Vasconcelos.
As equipes já realizam a substituição de estruturas em madeiras, comprometidas pelo tempo, por madeira de lei, tratada com produtos específicos que garantem melhor acabamento, qualidade, pintura e aplicação de revestimento em verniz. Essas intervenções ocorrem nas janelas, portas, forro e em outras áreas do prédio.
Os trabalhos incluem ainda nova iluminação em LED, redes elétrica, hidráulica e hidrossanitária, além de readequações no piso. A partir da requalificação, o Museu, que é um local de exposição do patrimônio histórico e cultural sobre arqueologia e etnologia, vai oferecer condições adequadas para que a população possa visitar e conhecer a riqueza do vasto acervo que integra o ambiente.

Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá
O Museu é uma unidade subordinada à Coordenadoria de Preservação de Memória Material e Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura do Amapá. É uma instituição museológica pública, permanente, sem fins lucrativos, aberta ao público, que se destina à coleta, ao estudo, inventário, documentação, preservação, segurança, exposição e comunicação de seu acervo, com o desenvolvimento de exposições e diversas atividades socioeducativas e culturais.
O MAE apresenta uma exposição permanente de itens das culturas Maracá e Cunani, inspiradas nos artefatos originais, encontrados no século 19, em sítios arqueológicos do estado, e reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!