Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS NA SAÚDE

Governo do Estado debate gestão estratégica de fortalecimento do SUS no Amapá

Encontro discutiu o desempenho da saúde pública e os desafios para ampliar o acesso da população aos serviços.

Por Karla Marques
26/03/2025 17h30
A 3ª oficina objetiva avaliar o planejamento estratégico da saúde e definir novas estratégias de gestão
A 3ª oficina objetiva avaliar o planejamento estratégico da saúde e definir novas estratégias de gestão
Foto: Karla Marques/Sesa

O Governo do Amapá realizou nesta quarta-feira, 26, a terceira oficina do “Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS”, que debate a construção do planejamento estratégico e as formas de como continuar avançando na saúde pública a partir dos recursos disponíveis. O evento foi promovido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A oficina analisou a evolução das prioridades sanitárias estabelecidas na 2ª edição do encontro, realizada em novembro de 2024. Entre as metas discutidas estão a ampliação do acesso aos serviços de saúde, a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), a transparência nos gastos públicos, o desenvolvimento profissional e a implementação da Política Estadual de Atenção Primária à Saúde.

Oficina analisou a evolução das prioridades sanitárias estabelecidas na 2ª edição do encontro
Oficina analisou a evolução das prioridades sanitárias estabelecidas na 2ª edição do encontro
Foto: Karla Marques/Sesa

A coordenadora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Juvanete Távora, ressaltou que o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e que desde 2023, a gestão vem estruturando o planejamento estratégico da saúde estadual para o período de 2024 a 2027.

Juvanete Távora, coordenadora de Planejamento da Sesa
Juvanete Távora, coordenadora de Planejamento da Sesa
Foto: Karla Marques/Sesa

"Estamos avaliando e monitorando o desempenho do planejamento estratégico da saúde a cada semestre. Já avançamos na expansão da rede, com a construção do novo Hospital de Emergência e a reforma do Hospital de Santana. Também ampliamos o acesso a exames, consultas e cirurgias", pontuou Juvanete.

A oficina também permite identificar serviços que ainda precisam ser aprimorados e analisa a experiência de governança nos diferentes níveis de gestão.

"Neste encontro, analisamos o que já alcançamos em 2024 e discutimos melhorias para este ano. Além disso, seguimos com a qualificação da equipe da Secretaria de Saúde, com um novo curso de planejamento e gestão previsto para 2025", reforçou a coordenadora.

Francisco Ivan Mendes, apoiador técnico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destacou a importância da oficina para fortalecer a função gestora da Sesa e promover maior integração entre os setores.

Francisco Ivan, apoiador técnico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Francisco Ivan, apoiador técnico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Foto: Karla Marques/Sesa

"Nosso objetivo é alinhar os esforços do planejamento estratégico estadual com o planejamento regional. Além disso, buscamos solucionar os problemas prioritários identificados, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada", explicou Mendes.

A próxima oficina já está programada para o final de abril e terá como foco a identificação das causas dos principais desafios enfrentados pela saúde pública estadual.

"Esse projeto oferece uma reflexão crítica sobre os processos desenvolvidos pela Sesa. Utilizamos uma metodologia robusta, alinhada com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass], para fortalecer a gestão estadual do SUS", concluiu o representante do hospital alemão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde