Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá reúne 50 policiais penais femininas para aperfeiçoar conhecimentos sobre manuseio de armas de fogo

Curso exclusivo para servidoras do Iapen, integrou as ações do 'Mês da Mulher', com instruções de manuseio da espingarda calibre 12 e pistola ponto 40.

Por Marcelle Corrêa
27/03/2025 16h30
Capacitação busca excelência no trabalho desempenhado pelas mulheres no sistema penitenciário

O Governo do Amapá reforçou a capacitação de 50 policiais penais femininas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em armas de fogo, com o curso de conhecimentos e manuseio de espingarda calibre 12 e pistolas ponto 40. A iniciativa, que encerrou nesta quarta-feira, 26, e aconteceu pela segunda vez na gestão, faz parte das programações pelo "Mês da Mulher", para as servidoras da instituição como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas profissionais da Segurança Pública do estado.

Diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior

"Estamos trabalhando com as espingardas calibre 12, que é um armamento mais usual dentro da penitenciária, porque nos permite trabalhar com as munições de 'elastoma', que são as munições menos letais, usadas durante a atividade do policial penal, por exemplo, para contornar situações de desordem envolvendo as pessoas privadas de liberdade. Além da espingarda, estamos trabalhando com as policiais, a pistola 'TH.40', essa sim, já letal, fundamental também para a segurança e proteção pessoal das nossas policiais", destacou o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior.

Curso do Iapen ofereceu instrução e manuseio de espingarda calibre 12 e pistola ponto 40

O gestor destacou ainda a importância da realização contínua do trabalho de reciclagem de conhecimentos e aperfeiçoamento para a rotina operacional dentro do sistema penitenciário do Amapá.

"Essa é uma capacitação continuada que prepara as servidoras para o manejo dessas armas e para o melhor desempenho das atividades dentro do Iapen, garantindo a segurança e a ordem", frisou Luiz Carlos Gomes.

Treinamento contínuo é prioridade na gestão do Governo do Estado

A iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual gestão que instituiu, como uma das prioridades, a qualificação e valorização dos servidores da Segurança Pública do Amapá. A policial penal Suellen Costa, exerce a profissão há 13 anos e fala da experiência de renovar os conhecimentos e adquirir novos aprendizados.

"Dentro do sistema, nós exercemos funções de muita importância e, a cada ano, a cada momento, com mais excelência. E destaco que, não só com excelência, mas também com segurança. Esses cursos são provas disso, sempre nos atualizando a estar prontas para servir com qualidade o sistema prisional e ajudar de forma efetiva a Segurança Pública do estado", destacou a profissional.

Suellen Costa, policial penal atua há 13 anos no Iapen

Dentro da política de formação continuada do Iapen, há a preocupação constante da evolução profissional dos servidores, pontuou a policial penal, Ericarla Dias.

"Essa capacitação é de suma importância para o nosso aprimoramento. Um treinamento para termos melhor desenvoltura no momento em que precisarmos usar o armamento, tanto a espingarda quanto a ponto 40. Sem dúvida, o resultado é mais segurança para nós no trabalho", frisou Ericarla.

Policial Penal Ericarla Dias, enfatiza a importância do curso para a Segurança Pública do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!