Caravana de Atendimento Rural do Governo do Estado percorre municípios de Amapá e Pedra Branca do Amapari com mutirão de serviços
Até esta sexta-feira, 28, agricultores podem ter acesso a métodos de regularização fundiária, emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR).

O Governo do Amapá e o Governo Federal realizam até esta sexta-feira, 28, a 4° edição da Caravana de Atendimento Rural Integrado para agricultores dos municípios de Amapá e Pedra Branca do Amapari. O objetivo é oportunizar aos produtores informações e serviços por meio de atendimento individual, facilitando o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da agricultura familiar.
Na ação, são oferecidos serviços de regularização fundiária, emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Ambiental Rural (CAR), orientação de normas sanitárias animal e vegetal, abertura de conta corrente bancária, emissão de espelho de assentamento, elaboração para proposta de crédito rural, consulta do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), apresentação de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e emissão de Certidão do Assentamento.

De acordo com o diretor presidente do Rurap, Jorge Rafael, a meta é levar serviços essenciais ao homem do campo coordenados por várias secretarias estaduais e federais, além da iniciativa privada que tem sido fundamental para o acesso às linhas de crédito.
“Esse é o olhar diferenciado do governador Clécio Luis, voltado as políticas públicas na agricultura familiar, buscando chegar ao interior dos 16 municípios do estado e atender as pessoas que mais precisam. Hoje, levamos vários serviços para essas comunidades e esse trabalho será contínuo em todos os municípios, para podermos atender as pessoas. Isso valoriza o homem e a mulher do campo”, ressalta Rafael.

A prefeita de Amapá, Kelly Lobato, avaliou a ação como positiva e parabenizou os agricultores que foram em busca de conhecimento e regularização.
"Fico muito felizes com a presença dos agricultores do Assentamento PA Piquia, isso mostra o compromisso desses profissionais com a agricultura familiar, afinal, a Caravana é realizada para todos. Ver as pessoas interessadas e tirando dúvidas é maravilhoso, essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para o crescimento do Amapá", diz a prefeita.
Entre os beneficiários atendidos está Antônio da Silva, do assentamento PA Piquia, em Amapá. Ele relata que conseguiu resolver todas as pendências que tinha com a justiça, podendo agora acessar as linhas de crédito oferecidas pelo Governo Federal.

“Estou muito emocionado em estar aqui hoje, me programei porque essa é uma oportunidade única, sou agricultor, tenho meu CAR e agora não tenho nada que me impeça de recomeçar. Nossa população é muito carente, e muitas vezes tem dificuldade em conseguir a documentação necessária. Muitas pessoas que estão aqui vão utilizar esse documento novo para obter os auxílios do Governo”, diz seu Antônio.
Moradora da comunidade de Piquia, Marivalda Galvão é agricultora há mais de 10 anos, e relatou que há muito tempo planejava realizar a emissão de Cadastro Ambiental Rural, e na caravana isso se tornou possível.
“Minha ideia é aumentar minha plantação e vender mais nas feiras locais e na capital, quero expandir meus negócios. Estou feliz em receber alguns esclarecimentos importantes e parabenizo as equipes presentes por nos ajudarem dessa maneira, ações como essa mudam a vidas de pessoas simples como nós”, disse a agricultora.

Parcerias governamentais
Pelo Governo do Estado, integram a atividade o Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e as secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Pesca e Aquicultura (Sepaq).
Já pelo Governo Federal, atuam o Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae). Além disso, também integram a Caravana de Atendimento Rural instituições financeiras públicas, como o Banco do Brasil.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!