Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá realiza 1ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo e empossa novos dirigentes

Dispositivo formado por representantes do Executivo Estadual e de instituições privadas e governamentais, tratam de pautas para o crescimento do estado.

Por Bianck Bastos
28/03/2025 14h30
Conselheiros, representantes de instituições privadas e governamentais, trataram pautas vinculadas ao desenvolvimento

O Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) realizou, na quinta-feira, 27, a 1ª reunião ordinária de 2025. Durante o encontro foram empossados os seis novos conselheiros, que assumem a responsabilidade de contribuir e alcançar pontos de vista inovadores e favoráveis ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

O encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, reuniu membros antigos e novos do conselho, para dialogar e evidenciar pautas promissoras para o Amapá diante de rotas desenvolvimentistas para estabelecer políticas públicas que atendam as necessidades econômicas dos amapaenses.

Presidente do conselho, Marcos Antônio comandou as deliberações na reunião

Os novos conselheiros empossados na Agência Amapá foram: Lucas Abrahão, membro titular, representando a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan); Francisco de Assis, membro suplente, da Seplan; Frank José representando a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap); Eudes Lima, representante do Banco da Amazônia (Basa); Cathrine Campelo, representando o Banco do Brasil (BB) e Wilson Ferreira, representante da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). 

O presidente do conselho, Marcos Antônio, deu as boas-vindas aos empossados e reforçou a importância das novas vozes no colegiado que podem contribuir com as atuais perspectivas econômicas do estado. Na ocasião, Lucas Abrahão, representando o governador Clécio Luís, destacou sobre os avanços do estado frente à geração de emprego e renda, e que será um novo passo para alcançar novas oportunidades.

Lucas Abrahão, membro titular do Conselho, representando a Secretaria de Estado de Planejamento

“A mensagem que o governo traz é que um estado líder na geração de emprego, na redução da pobreza, no aumento da segurança alimentar, também quer ser líder no aquecimento de uma nova indústria, uma indústria da bioeconomia verde, ética, e uma indústria que vai dialogar com o Amapá do futuro. A gente agradece em nome do governo a todos na certeza que 2025 vai ser um divisor de águas na economia amapaense”, destacou Abrahão.

O diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga Filho, pontuou sobre a importância da nova gestão para atrair investidores para o Amapá, que visa apoiar e aproximar os pequenos e médios empresários para conseguir catalisar captações de créditos que funcionem para o desenvolvimento econômico.

Diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga Filho

“Vou iniciar os trabalhos para esse conselho tão importante para monitorar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos da Agência Amapá. Vamos fazer um balanço desde o momento em que assumi a Agência, e dividir com os conselheiros que são membros de várias instituições importantes para o fomento da economia do estado, quais são os próximos passos e desafios que a gente enfrenta e as estruturas que a gente está propondo”, declarou.

Durante a reunião, foi reforçado a necessidade de ampliar a cadeia produtiva amapaense, além de discussões de temas fundamentais para o desenvolvimento econômico do Amapá, como petróleo, setor moveleiro, projetos de manejo florestal, bioeconomia com atualizações no Selo Amapá. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!