Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Governador Clécio Luís reúne servidores da Educação para homenagem, apoio e incentivo à capacitação acadêmica

Grupo de 16 pesquisadores irá se licenciar para fazer mestrado e doutorado, com o objetivo de contribuir para o avanço da educação e a implementação de políticas públicas mais eficazes no estado.

Por Winicius Tavares
29/03/2025 21h16
Governador Clécio Luís discursou em apoio à capacitação acadêmica dos servidores da Educação

Neste sábado, 29, o governador do Amapá, Clécio Luís, recepcionou 16 servidores da Educação que estão ingressando no mestrado e doutorado, proporcionando um momento de diálogo e troca de experiências sobre suas pesquisas. O encontro, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá, é uma forma de homenagem e incentivo a capacitação como forma de aprimoramento do sistema educacional do estado. 

A implementação de políticas públicas nos ambientes de ensino é resultado das pesquisas aplicadas, que transformam ideias em políticas públicas reais e eficazes. A partir de segunda-feira, 31, os servidores entrarão de licença para se dedicar às atividades científicas, contribuindo diretamente para o avanço da educação e da ciência no Amapá. 

Governador Clécio Luís enfatizou que os pesquisadores receberão todo o apoio necessário

"Identificamos uma grande demanda de solicitações relacionadas a licenciamento e liberação para mestrado e doutorado, então promovemos esse momento, de forma simples, para conhecer as linhas de pesquisa de cada um e entender melhor o trabalho que está sendo desenvolvido. Estamos à disposição para apoiar, reforçando nosso compromisso com o fortalecimento da ciência e da educação pública”, destacou o governador Clécio Luís. 

A pesquisadora Gabrielly Ribeiro, da área de botânica, compartilhou sua paixão pela pesquisa e sua conexão com as plantas desde a infância. Ela explicou que o interesse pela botânica vem de uma tradição familiar, já que o avô e a avó eram grandes conhecedores das plantas.  

A servidora expôs que sempre teve o desejo de estudar mais a fundo essa área e de fazer um doutorado, mas não conseguiu iniciar devido a outros fatores pessoais. Após 10 anos de experiência como mestre, ela finalmente decidiu tentar o doutorado, que sempre foi seu objetivo profissional. 

“A gente fazer ciência, mexe e mexe com a nossa cabeça, então precisamos ter paz para estudar e tranquilos para fazer a nossa pesquisa. Esse momento de homenagem e escuta é muito simbólico, agradeço muito o convite e esse reconhecimento de nos dar a oportunidade para que os servidores possam se capacitar ainda mais”, agradeceu Gabrielly.

Gabrielly Ribeiro, pesquisadora na área da Botânica

No ano passado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), em parceria com a Secretaria de Estado da Tecnologia (Setec), lançou cerca de 12 editais, média de um por mês, com recursos do tesouro estadual e em colaboração com o Governo Federal, para impulsionar projetos de pesquisa e inovação. Ambas as instituições se colocaram à disposição para apoiar as teses dos pesquisadores.  

"Todas as pesquisas são muito bem-vindas, inclusive as da área de ciências humanas, embora seja desafiador trazer pesquisas aplicadas nessa área. Também discutimos as tecnologias sociais, que têm ganhado cada vez mais relevância em nosso contexto", mencionou o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva.

Diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, reforçou que a instituição está de portas abertas aos mestrandos e doutorandos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação