Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BACIAS HIDROGRÁFICAS

Governo do Amapá promove audiência pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos, em Laranjal do Jari

O evento, que acontece em diálogo participativo, busca construir um instrumento gestor com diretrizes que representam as peculiaridades de cada município.

Por Alexandra Flexa
01/04/2025 11h22
Plano de Recursos Hídricos, conta com elaboração participativa da população
Plano de Recursos Hídricos, conta com elaboração participativa da população
Foto: Divulgação/Sema

O Governo do Estado promove nesta terça-feira, 1º, em Laranjal do Jari, localizado no Sul do Amapá, a terceira audiência pública com participação da população local para debater a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/AP). A ação coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que já percorreu os municípios de Oiapoque e Porto Grande, encerra a programação nesta quinta-feira, 3, em Macapá.

As audiências, voltadas para os moradores dos municípios, buscam definir diretrizes, programas e metas para a conclusão do Plano conforme as peculiaridades das regiões, sobretudo, considerando atividades que servem de sustento para as comunidades, a partir do uso do recurso hídrico. O diálogo interativo com a população concilia a conservação ambiental com o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico.

Taísa Mendonça, secretária de Estado do Meio Ambiente
Taísa Mendonça, secretária de Estado do Meio Ambiente
Foto: Jorge Júnior/GEA

“Chegamos na terceira etapa de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, um momento importante para construirmos juntos as diretrizes que irão representar cada região. Contamos com a população neste processo que vai viabilizar segurança jurídica, desenvolvimento sustentável e geração de renda, tudo isso, associado à conservação desses recursos naturais”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça. 

A série de escutas do Governo do Estado visa, ainda, desenvolver ações e propostas para melhor eficiência de uso, monitoramento e gestão das bacias hidrográficas. A agricultora, Maria Leda Ferreira, de 60 anos, moradora do município de Oiapoque, afirma que o momento também é uma troca de conhecimento de quem lida com a terra, com a pesca e precisa da água para as atividades.

Maria Leda Ferreira, agricultora afirma que as audiências também é uma troca de conhecimento
Maria Leda Ferreira, agricultora afirma que as audiências também é uma troca de conhecimento
Foto: Divulgação/Sema

“Esta é a segunda vez que participo, tudo que é debatido aqui sobre a terra e uso da água é uma troca de conhecimentos. É muito importante para sabermos como preservar, conservar e saber o que vai acontecer no futuro. Pois nós precisamos da água para o plantio, para a pesca e outras atividades. Gostei muito de participar, de ter esse espaço para contribuir”, declarou a moradora.

A construção do Plano está dividida em quatro metas agrupadas em cinco produtos. Após a apresentação do diagnóstico e o levantamento do prognóstico com dados da disponibilidade hídrica no estado, a penúltima etapa está sendo concluída.

Fabrício Borges, coordenador de Recursos Hídricos da Sema
Fabrício Borges, coordenador de Recursos Hídricos da Sema
Foto: Divulgação/Sema

“A rodada de audiências públicas segue em andamento para finalização desta penúltima etapa, durante os encontros, nós apresentamos um panorama da segunda fase explicando os diagnósticos e prognósticos. Nesta terceira fase, estamos debatendo as diretrizes e ações que integrarão este importante instrumento que, servirá para que a administração pública possa gerir os recursos hídricos do Estado do Amapá”, explicou coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Fabrício Borges.

Última etapa

A quarta e última fase é o relatório final do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que vai consolidar todos os programas de ações, que irão seguir para a aprovação. A conclusão do Plano está prevista para junho deste ano, e será apresentado durante a Semana Estadual de Meio Ambiente.

Audiências públicas debatem diretrizes do Plano Estadual de Recursos Hídricos
Audiências públicas debatem diretrizes do Plano Estadual de Recursos Hídricos
Foto: Divulgação/Sema

Confira o cronograma de audiências públicas do PERH/AP:

  • Laranjal do Jari
    Data: terça-feira, 1º
    Hora: 13h às 17h
    Local: Escritório Regional do Sebrae/AP
  • Macapá
    Data: quinta-feira, 3
    Hora: 13h às 17h
    Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!