Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALTERNATIVA EMPREENDEDORA

‘É uma oportunidade para aprimorar meus conhecimentos’, diz jovem participante do curso de corte e costura promovido pelo Governo do Amapá

A estudante Clarysse Santos, de 18 anos, destacou que sempre teve uma apreciação pela costura e que o momento é uma oportunidade para se especializar na área.

Por Bianck Bastos
03/04/2025 08h45
Estudante Clarysse Santos, de 18 anos

Moradores do conjunto habitacional Miracema, na Zona Norte de Macapá, iniciaram o curso de corte e costura na terça-feira, 1º de abril, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Amapá. A capacitação despertou o interesse de jovens como a estudante Alessandra Clarysse, de 18 anos, que mostrou-se animada para aprender tudo sobre a arte da costura.

“Quando criança, via minha avó e minha tia costurando, sempre as admirei. Já fiz curso de personalizados, que envolve todo um recurso, e agora estou tendo a oportunidade para aprimorar e me profissionalizar, porque pretendo fazer minhas próprias confecções e variados modelos de roupas, e quem sabe empreender nessa área”, esclareceu Clarysse.

A capacitação acontece na sede do Senac e conta com 80 horas-aula ao final do curso, que seguirá até o final deste mês. As aulas são ministradas pela professora Patrícia Neves, que destacou a importância de ensinar cada detalhe das aulas práticas iniciais.

Professora de corte e costura Patrícia Neves

“Primeiro dia de curso, a gente orienta como manusear a máquina. Elas têm que aprender a lidar com o objeto no primeiro momento, porque nem todo mundo já teve esse contato no maquinário. Então a gente aprende primeiro a pisar nessa máquina para depois começarmos a costurar. A gente está lidando com uma máquina industrial, cujo motor é muito potente. Então, precisamos primeiro deixar o aluno se familiarizar com esse tipo de máquina para depois a gente começar a introduzir as peças para costurar”, explicou Patrícia.

O curso faz parte de mais uma das realizações de ações sociais profissionalizantes do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação. O objetivo é incentivar, dar alternativas, além de reforçar a importância da autonomia financeira por meio do empreendedorismo. 

O curso faz parte de mais uma das realizações de ações sociais coordenadas pela Secretaria de Estado da Habitação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!