Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá promove aula inaugural do 10º Curso Operacional da Rotam para 40 agentes da Segurança Pública

Certame terá a duração de mais de 100 dias e conta com mais de 32 disciplinas.

Por Marcelle Corrêa
08/04/2025 11h05
Nesta edição participam 40 policiais militares

Como parte da política de incentivo e investimento na capacitação e especialização dos agentes de Segurança Pública do Estado, o Governo do Amapá promoveu nesta segunda-feira, 7, a aula inaugural do 10º Curso Operacional da Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), da Polícia Militar. A iniciativa é uma das frentes especializadas da Segurança Pública para o combate aos grupos criminosos em todo o Estado.

José Neto, secretário de Segurança Pública

"Estamos aqui extremamente contentes de participar dessa aula inaugural do Curso de Operação de Rotam. Um curso que está sendo realizado através do Fundo de Segurança Pública, por meio da Secretaria de Segurança. Essa é mais uma ação extremamente importante nessa política de enfrentamento às organizações criminosas. E é uma valorização constante dos nossos operadores de segurança que terão mais capacidade técnica para fazer esse trabalho”, pontuou José Neto, secretário de Segurança do Amapá.

O certame conta com 40 alunos aptos, aprovados no Teste de Aptidão Fisica (TAF), e acontece com cerca de 940 horas/aula, com 32 disciplinas. A duração do curso será de 100 dias, dividido em três fases, a rústica, a intelectual e a técnica, com a aplicação de disciplinas como instrução de tiro, gerenciamento de crise, choque ligeiro, técnicas e táticas de abordagem de pessoas e veículos, direitos humanos, polícia comunitária entre outras. 

Tenente-coronel Tarick Cunha, comandante do Bope

“Este curso é o certame que forma nossos policiais especializados em rondas e patrulhamentos tático e ostensivo. Esse curso vai formar o policial que chamamos de ‘ponta de lança’, que atende ocorrências mais complexas”, explicou o comandante do Bope tenente-coronel Tarick Cunha. 

Com empenho e dedicação, o coordenador do 10º COR, capitão Hugo Alvarez explana sobre a felicidade e compromisso de capacitar os agentes da Polícia Militar para as batalhas do cotidiano.

Capitão Hugo Alvarez, coordenador do 10º COR

“Esta edição é formada apenas policiais militares e serão repassados para eles um gabarito do mais alto nível. Sinto orgulho em poder fazer parte desta missão e desse sonhos dos nossos policiais em se especializarem cada vez mais”, pontuou.

A Rotam tem a missão de realizar o patrulhamento tático especializado em ocorrências de alto e altíssimo risco na capital e no interior do estado, combatendo principalmente roubos com uso de arma de fogo em estabelecimentos comerciais, bancários e residenciais. Atua ainda no combate e intervenções contra as facções criminosas, captura de foragidos da Justiça, escolta de autoridades, valores e presos, combate ao narcotráfico e outros crimes.

Ciente deste missão, o aluno, soldado da PM, Rafael Pimentel. Ele conta que, como policial militar, almeja aproveitar a oportunidade de se profissionalizar para empregar os conhecimentos na rotina de servidor da Segurança Pública e da sociedade.

“Estamos aqui com a expectativa de aprender o máximo que a Companhia de Rotam tem a nos repassar e, as nossas expectativas, como alunos, são as melhores possíveis para concluir o curso e poder servir na Rotam e também contribuir com a nossa sociedade da melhor forma possível”, definiu Pimentel.

Aluno Rafael Pimentel, soldado da Polícia Militar

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!