Governo do Amapá realiza Conferência Estadual pelo Meio Ambiente com crianças e jovens de escolas públicas do estado
Objetivo é promover diálogos, encontros e escuta ativa com estudantes para a construção de propostas e projetos transformadores em suas comunidades.

O Governo do Amapá está realizando a 4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na rede pública de ensino. Até agora, 76 escolas, de 11 dos 16 municípios do estado, já têm data e hora marcada na programação dos encontros. Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o objetivo da conferência é promover diálogos e escuta ativa com estudantes para a construção de propostas e projetos transformadores na sociedade.
A Conferência Estadual é uma das cinco etapas da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. As outras são: Pré-Conferência; Conferências nas Escolas; Conferências Estaduais/Distrital; Conferência Nacional e Pós-Conferência, promovida pelo Ministério da Educação, com participação do Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para este ano, o tema nacional da conferência é “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” com os desafios da formação para o enfrentamento das mudanças climáticas, a partir das escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e de estudantes, de 11 a 14 anos, com o engajamento da comunidade escolar, baseada na equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência, para a construção de propostas e projetos transformadores em sua comunidade.

Pela primeira vez as escolas estaduais da área urbana e rural dos 16 municípios do Amapá estão sendo incluídas na formação e realização do evento, atingindo assim a meta estipulada pela Conferência Nacional e alcançando estudantes do campo, quilombolas, indígenas, Pessoas com Deficiência (Pcd) e surdos.
A chefe da Educação Ambiental da Seed, Carla Nobre, destaca que a meta para esse ano é fazer a maior e melhor Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que o Amapá já teve.
"A maior porque nós pretendemos atingir no mínimo 100 escolas, e a melhor porque teremos todas essas representações além de passar com a formação nos 16 municípios. Então nós vamos buscar alcançar tanto as escolas do ensino regular quanto do modular conhecendo projetos e ações que já são desenvolvidas pelas unidades, mas que ainda não ganharam força, visibilidade e que podem contribuir para o cuidado com o meio ambiente", afirmou Carla.

A Pré-Conferência, que consiste na formação de professores e pedagogos para a orientação das conferências nas suas instituições, está sendo realizada desde fevereiro e segue com reuniões online e presenciais. Neste momento, o Amapá está na segunda etapa, que são as Conferências nas Escolas, iniciada no dia 28 de março e prevista para terminar em 30 de maio.
As conferências escolares, ajudam as unidades de ensino a organizar seus projetos e dar visibilidade às ações que já realizam na área da educação ambiental, bem como o diálogo sobre a justiça climática. Nesta etapa são eleitos os projetos de cada escola, além de um delegado e um educador responsável pela etapa da Conferência Estadual, que acontece de 10 a 12 de junho, em Macapá.
A Conferência Estadual vai eleger os projetos e a delegação para a Conferência Nacional que acontece de 2 a 5 de setembro, em Brasília, no Distrito Federal. A delegação amapaense deve ser formada por 12 estudantes, 1 professor, 2 acompanhantes dos estudantes indígenas e PCD, além de 2 acompanhantes da Comissão Organizadora Estadual.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!