Instituições sociais de Macapá recebem doação de 10 toneladas de alimentos do PAA pelo Governo do Amapá
A terceira fase do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) tem por objetivo beneficiar 7 mil pessoas com alimento de qualidade.

Visando garantir e promover a segurança alimentar, o Governo do Amapá realizou a terceira feira do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) nesta quarta-feira, 9, que contemplou os membros da Associação dos Ostomizados do Amapá, moradores da área de passarela do bairro dos Congós e do Residencial Açucena, na Zona Sul de Macapá.
No Amapá, a iniciativa federal é executada pelo Instituto de Desenvolvimento Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), que fomenta a produção agrícola local, e da Secretaria de Assistência Social (Seas), que destina os alimentos para entidade sociais por meio de edital, que posteriormente distribuem para as famílias em vulnerabilidade social.

“O ‘Governo em Ação’ está realizando a entrega de 10 toneladas de alimentos para 14 entidades sociais, contempladas por edital, garantindo uma alimentação saudável com a distribuição de frutas, verduras, hortaliças, farinhas e peixe fresco para essas famílias. Vencer a fome no Estado é prioridade da nossa gestão”, ressaltou a secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel.

A presidente da Associação dos Ostomizados, Rose do Carmo, agradeceu a iniciativa e ressaltou que o programa beneficia quase 700 pessoas, entre ostomizados, ex-ostomizados, incontingentes e familiares dos associados.

“É maravilhoso essa iniciativa, porque a gente vê pessoas em risco alimentar com a comida na mesa, isso faz a diferença na vida do cidadão, a gente fica muito feliz em ter sido contemplado no edital desde o ano passado”, celebrou a presidente Rose do Carmo.
A ação beneficia diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social com a distribuição de frutas, verduras, legumes e pescado produzidos pela agricultura familiar, incentivando a economia local. Um dos beneficiados foi o marítimo, Ronaldo Figueiredo, de 51 anos, morador de Santana e associado da Associação dos Ostomizados do Amapá.

“É de suma importância esse apoio do Governo do Estado, do senador Davi Alcolumbre e da secretária Aline Gurgel para a gente que é ostomizado, porque nem todos têm um auxílio. Isso é um complemento em um momento de dificuldade, devido à situação de saúde”, destacou Figueiredo.
No Residencial Açucena, cerca de 250 famílias estiveram presentes na entrega dos alimentos. Uma das moradoras foi a dona de casa, Gorete Dias Monteiro, de 49 anos, que mora no local há 7 anos.
“Sempre participo das ações sociais do Governo do Estado, sou muito agradecida pelas coisas boas que fazem para gente, principalmente com os alimentos, porque eles chegaram em uma boa hora”, exaltou a moradora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!