Abril Azul: caravana do Governo do Amapá leva Planetário Móvel para escolas e residenciais de Macapá
Projeto integra mês de conscientização do autismo, levando educação científica de forma lúdica, acessível e inclusiva a crianças e adolescentes.

Como parte da programação do “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá promoveu, nesta sexta-feira, 11, das 8h ao 12h, uma atividade especial no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. A ação integra a Caravana Azul Amapá de Inclusão e teve como uma das atrações o Planetário Móvel, do projeto Astronomia no Meio do Mundo, proporcionando uma experiência imersiva e educativa para os alunos da instituição.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), o Planetário Móvel é uma ferramenta pedagógica inovadora, que combina ciência, tecnologia e acessibilidade. Com estrutura inflável e equipada com recursos visuais e sonoros, o ambiente escolar se transforma em um espaço de descobertas sobre o universo, de forma lúdica e inclusiva.

"As crianças que tem a oportunidade de vivenciar o planetário móvel tem a chance de ter uma visão mais clara e envolvente do universo e do nosso sistema solar. Isso é fundamental para agregar conhecimento científico. Ele serve como uma base inicial para que os alunos compreendam conceitos que vão do simples ao complexo. E por que não imaginar que, a partir dessa experiência, possam surgir futuros cientistas e astrônomos?", disse o assessor técnico da Setec, Uriel Bastos.
As sessões oferecidas seguem os princípios da Nova Educação, integrando conteúdos científicos com temas transversais com diversidade e inclusão. O objetivo é incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula.

“Levar o universo para dentro do centro é uma forma simbólica e concreta de mostrar que o conhecimento, a cultura e a imaginação também fazem parte do processo de inclusão. Abril é o mês da conscientização do autismo, e esse tipo de atividade reforça a importância de oferecer experiências sensoriais e educativas que respeitem as particularidades de cada pessoa", destacou Nilzete Mendes, Diretora do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues.
Empolgada por explorar o universo com seus próprios olhos, Bárbara Luiza, de 27 anos, aluna do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias, expressou sua alegria ao se sentir verdadeiramente acolhida durante a experiência.
"Eu me senti acolhida, respeitada, e foi muito legal ver que todo mundo aqui se importou com a nossa presença, com o nosso jeito de aprender. Foi diferente de tudo que já vivi na escola ou em outros lugares. Aqui eu senti que fazia parte, que eu podia perguntar, imaginar, aprender do meu jeito. E isso é muito importante para mim. Às vezes, a gente só quer isso: ser tratada com carinho e ter as mesmas oportunidades que todo mundo", contente e animada, disse Bárbara Luiza.

Além da ação realizada no Centro Educacional Raimundo Nonato, o Planetário Móvel continuará sua rota por Macapá ao longo do mês, com visitas programadas aos residenciais Miracema e Macapaba.
Confira a programação completa:
- Terça-feira, 16 de abril: Residencial Miracema
- Segunda-feira, 29 de abril: Residencial Macapaba
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade escolar e moradores dos residenciais. A Caravana Azul Amapá de Inclusão é uma iniciativa intersetorial do Governo do Estado, envolvendo secretarias de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, além de instituições parceiras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!