Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALFABETIZAÇÃO

'A gente precisa garantir a aprendizagem dos nossos alunos', diz coordenadora em nova formação do Criança Alfabetizada no Amapá

Neuma Santos ressalta que as capacitações já mostram resultados concretos, com as técnicas disseminadas em todos os municípios do estado.

Por Marcio Bezerra
15/04/2025 18h10
Formação estadual reúne coordenadores dos 16 municípios do Amapá para enfrentar desafios da leitura e fluência no 3º ano.

Dando continuidade ao planejamento de ações e capacitações do Programa Criança Alfabetizada, o Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira, 15, uma formação voltada aos coordenadores dos 16 municípios do estado. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com foco especial nos alunos do 3º ano do ensino fundamental, que ainda enfrentam dificuldades na leitura.

A iniciativa faz parte do Regime de Colaboração - Colabora Amapá e visa garantir que os conteúdos debatidos com os coordenadores cheguem de forma efetiva aos professores regentes em sala de aula, de todo o estado.

Coordenadora estadual do Criança Alfabetizada, Neuma Santos

De acordo com a coordenadora estadual formativa do programa, professora Neuma Santos, os dados da avaliação de fluência da leitura de 2024 apontam que mais de 5,4 mil alunos da rede pública estadual e municipal foram identificados como pré-leitores.

“Essa formação é muito significativa porque ela chegará aos 16 municípios do Amapá por meio do Regime de Colaboração. Os dados mostram que precisamos agir com estratégias específicas para garantir que esses alunos sejam alfabetizados com fluência até o fim deste ano letivo”, afirmou Neuma.

A educadora explicou que o conceito de pré-leitor se refere a estudantes que ainda não alcançaram a leitura plena, alguns apenas reconhecem letras, outros conseguem ler palavras isoladas, mas ainda apresentam dificuldades para compreender ou ler com fluidez.

Durante a formação, os coordenadores têm acesso a conteúdos específicos sobre fluência leitora, planejamento estratégico e elaboração de atividades práticas. A proposta é que eles repliquem essas estratégias em seus municípios, repassando aos professores que atuam diretamente com os alunos.

A iniciativa faz parte do Regime de Colaboração - Colabora Amapá 

Um dos pontos centrais da capacitação é o planejamento reverso, uma abordagem pedagógica que prioriza a aprendizagem, em vez do ensino tradicional. Além disso, os participantes discutem o uso de materiais didáticos, jogos educativos e a produção de atividades personalizadas com foco na leitura.

Representando o município de Porto Grande, a coordenadora e professora Simone Tolosa, destacou a importância da formação para os municípios do interior, que enfrentam desafios logísticos e pedagógicos, mas também vêm alcançando avanços.

Professora Simone Tolosa, coordenadora em Porto Grande

“As formações do Criança Alfabetizada nos municípios são importantíssimas porque nos oferecem estratégias específicas para atuar junco com os professores e alunos. Já estamos há cinco anos no programa e notamos evolução. Saímos do vermelho, passamos pelo amarelo e hoje estamos no verde. Mas cada ano é um novo desafio, com novos alunos e a necessidade de novas estratégias”, reforçou Simone Tolosa.

A professora acrescentou que todo o conteúdo trabalhado na capital, Macapá, é replicado em encontros agendados nos municípios, sendo adaptado conforme a realidade de cada escola. Segundo a educadora, essa articulação entre formação e reaplicação tem sido essencial para melhorar os índices de alfabetização no estado.

Tanto para a coordenação estadual quanto para os representantes municipais, o objetivo final é garantir que cada aluno conclua o 3º ano do ensino fundamental sabendo ler com fluência e compreendendo o que lê. As formações são vistas como oportunidades para reorganizar práticas, alinhar metas e compartilhar soluções eficazes.

Sobre o Programa Brasil Alfabetizado

Criado em 2003, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo garantir o acesso à alfabetização para jovens, adultos e idosos que estão fora da escola. A iniciativa oferece capacitação continuada para educadores, acompanhamento pedagógico, materiais didáticos específicos, além de uma bolsa mensal de R$ 1.200 mil para os alfabetizadores.

As adesões ao ciclo de 2025 foram realizadas entre 20 de janeiro a 21 de fevereiro, por meio do Sistema Brasil Alfabetizado (SBA). Todos os 16 municípios do Amapá aderiram ao programa.

O Governo do Amapá tem investido fortemente na educação. Desde o início da gestão, em 2023, já foram inauguradas 20 unidades educacionais totalmente reformadas, com novos ambientes, equipamentos e mobiliário. Além das melhorias estruturais, houve também valorização dos servidores públicos, com reajustes salariais que já somam até 30% para os professores, entre outras ações que refletem avanços significativos na transformação da educação no estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação