Governo do Amapá incentiva população a denunciar motoristas alcoolizados
Ação é uma estratégia do Núcleo Saúde do Homem da Sesa, que aponta que o público masculino ainda é maioria entre as vítimas de acidentes envolvendo álcool e direção.

O Dia Nacional da Paz no Trânsito, celebrado na segunda-feira, 21 de abril, foi escolhido para marcar uma ação educativa do Governo do Amapá que visa alertar e incentivar a população a denunciar motoristas embriagados.
A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que aponta que eles ainda são maioria entre as vítimas de acidentes envolvendo álcool e direção. As equipes fixaram cartazes da campanha de conscientização, alertando sobre os canais de denúncia para quando os cidadãos presenciarem motoristas alcoolizados.

O objetivo é colocar em prática a Lei Estadual nº 3130, de 30/10/2024, que determina que bares, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas exibam cartazes com os números 190, da Polícia Militar, e 191 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para incentivar as denúncias que podem evitar tragédias e salvar vidas.

A lei é um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e para a redução de acidentes violentos. O responsável técnico da Saúde do Homem da Sesa, Roosevelt Pureza, explicou que o objetivo é alertar e fazer com que a própria população seja uma aliada, denunciando sempre que identificar um motorista bebendo e em seguida dirigindo.
“Na orla de Macapá há muito movimento e bares que funcionam todos os dias. Nos finais de semana é comum o registro de motoristas embriagados nesta região, que acabam se envolvendo em acidentes. E buscamos o combate a esse problema, que infelizmente vem aumentando e provocando mortes”, ressaltou Pureza.

A Lei Estadual nº 3130 sancionada pelo governador Clécio Luís em 2024, é de autoria do deputado estadual, Jory Oeiras, que fez questão de participar da ação, divulgando os canais de denúncias.
“Com a sua denúncia, você pode salvar uma vida. Ocorreram muitos acidentes em Macapá, números alarmantes de morte no trânsito, e nos feriados prolongados isso se acentua. As pessoas irresponsáveis, que consomem bebida alcoólica e dirigem, estão colocando em risco a sua própria vida, e a de quem que pode ser ocupantes de outro carro, pedestres, ciclistas, motociclistas, todos viram alvo, e isso nós não podemos admitir", pontuou o deputado estadual.
A ação conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), Escola Pública de Trânsito (EPT), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Guarda Civil Municipal. As atividades são permanentes ao longo do ano.
Confira a campanha do Governo do Amapá:




Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!