Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE NO TRÂNSITO

Governo do Amapá incentiva população a denunciar motoristas alcoolizados

Ação é uma estratégia do Núcleo Saúde do Homem da Sesa, que aponta que o público masculino ainda é maioria entre as vítimas de acidentes envolvendo álcool e direção.

Por Lorena Lima
22/04/2025 15h30
Ação do Governo do Amapá busca incentivar as pessoas a denunciarem motoristas embriagados

O Dia Nacional da Paz no Trânsito, celebrado na segunda-feira, 21 de abril, foi escolhido para marcar uma ação educativa do Governo do Amapá que visa alertar e incentivar a população a denunciar motoristas embriagados.

A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que aponta que eles ainda são maioria entre as vítimas de acidentes envolvendo álcool e direção. As equipes fixaram cartazes da campanha de conscientização, alertando sobre os canais de denúncia para quando os cidadãos presenciarem motoristas alcoolizados. 

As equipes fixaram cartazes da campanha de conscientização, alertando sobre os canais de denúncias

O objetivo é colocar em prática a Lei Estadual nº 3130, de 30/10/2024, que determina que bares, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas exibam cartazes com os números 190, da Polícia Militar, e 191 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para incentivar as denúncias que podem evitar tragédias e salvar vidas.

Roosevelt Pureza, responsável técnico da Saúde do Homem da Sesa

A lei é um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e para a redução de acidentes violentos. O responsável técnico da Saúde do Homem da Sesa, Roosevelt Pureza, explicou que o objetivo é alertar e fazer com que a própria população seja uma aliada, denunciando sempre que identificar um motorista bebendo e em seguida dirigindo.

“Na orla de Macapá há muito movimento e bares que funcionam todos os dias. Nos finais de semana é comum o registro de motoristas embriagados nesta região, que acabam se envolvendo em acidentes. E buscamos o combate a esse problema, que infelizmente vem aumentando e provocando mortes”, ressaltou Pureza. 

Jory Oeiras, deputado estadual e autor da lei

A Lei Estadual nº 3130 sancionada pelo governador Clécio Luís em 2024, é de autoria do deputado estadual, Jory Oeiras, que fez questão de participar da ação, divulgando os canais de denúncias.

“Com a sua denúncia, você pode salvar uma vida. Ocorreram muitos acidentes em Macapá, números alarmantes de morte no trânsito, e nos feriados prolongados isso se acentua. As pessoas irresponsáveis, que consomem bebida alcoólica e dirigem, estão colocando em risco a sua própria vida, e a de quem que pode ser ocupantes de outro carro, pedestres, ciclistas, motociclistas, todos viram alvo, e isso nós não podemos admitir", pontuou o deputado estadual.

A ação conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), Escola Pública de Trânsito (EPT), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Guarda Civil Municipal. As atividades são permanentes ao longo do ano.

Confira a campanha do Governo do Amapá:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!