Governo do Amapá promove formação para aprimorar atendimento à população LGBTQIA+ em Macapá
Evento capacita profissionais da educação, saúde e assistência social para promover práticas inclusivas e antidiscriminatórias.

O Governo do Amapá realiza entre 28 e 30 de abril, a formação de Multiplicadores para o Atendimento à População LGBTQIA+, uma iniciativa que busca qualificar servidores públicos e sociedade civil para práticas pedagógicas e sociais inclusivas, fortalecendo políticas públicas intersetoriais e promovendo a humanização dos serviços.
O encontro, realizado presencialmente no Cine Teatro Territorial, na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no Centro de Macapá, conta com a participação do fisioterapeuta Luiz Valério Soares da Cunha Júnior, mestrando em saúde coletiva pela Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à saúde da População LGBTQIA+ de Pernambuco.
A formação reúne profissionais da educação, saúde, assistência social, além de representantes de movimentos sociais e familiares, com o objetivo de fomentar o respeito à diversidade sexual e de gênero nos ambientes escolares e institucionais, aprimorar a qualidade do atendimento e combater práticas discriminatórias.

“Muitas vezes, a falta de conhecimento sobre as especificidades dessa população gera barreiras no atendimento. Com capacitação, conseguimos promover ambientes mais seguros, garantir direitos e fortalecer políticas públicas que respeitem a diversidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou o palestrante Luiz Valério Júnior.

A programação ocorre das 8h às 18h e é aberta a servidores públicos e convidados dos movimentos sociais. Com a formação de profissionais da educação, saúde e assistência social será possível contribuir para a construção de um atendimento mais humanizado e inclusivo, pela desconstrução de preconceitos e preparação dos serviços públicos para atender a população LGBTQIA+ de maneira acolhedora, respeitosa e qualificada.

“É fundamental garantir que os serviços públicos estejam preparados para atender a todos com respeito e dignidade, sem qualquer forma de preconceito”, ressaltou André Lopes, coordenador de Promoção da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.
Hagatha Avellar, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+ do Amapá destacou a importância da capacitação para transformar a realidade social.

"Formações como essa são essenciais para quebrarmos barreiras e garantirmos que nossas identidades sejam respeitadas e celebradas”, defendeu Hagatha.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!