Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRASIL-GUIANA FRANCESA

Governo do Amapá apoia oficinas de imersão na língua francesa para alunos da rede estadual 

Projeto aponta diferenças e semelhanças entre o Amapá e a Guiana Francesa, por meio da culinária e manifestações culturais.

Por Joyce Batista
29/04/2025 14h02
Projeto foi desenvolvido para 60 alunos de duas escolas estaduais

O Governo do Amapá está apoiando mais uma vez a promoção da diversidade cultural, linguística e culinária da fronteira franco-brasileira. Desta vez, por meio do projeto “On Partage: la diversité de chez-nous” (Compartilhamos: a diversidade da nossa terra), realizado nos dias 25 e 29 de abril nas escolas estaduais Irmã Santina Rioli e Augusto dos Anjos, localizadas em Macapá.

Financiada com recursos da Associação de Professores de Francês no Amapá (Aprofap), pela Embaixada da França no Brasil, a iniciativa consiste em duas oficinas de imersão na língua e cultura francesa para 60 alunos do 8º ano do ensino fundamental das duas instituições. O objetivo foi estimular o conhecimento e a reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre os dois países, além de valorizar as manifestações culturais e promover reflexão sobre questões sociais.

Durante oficina, estudantes aprenderam sobre elementos culturais do Amapá e da Guiana Francesa

Segundo a coordenadora adjunta do projeto e professora de francês, Juciane Rios, a experiência é uma oportunidade enriquecedora para os alunos, que puderam aprender sobre a língua francesa de forma mais estimulante, despertando a criatividade e curiosidade sobre as expressões culturais.

Coordenadora adjunta do projeto e professora de francês, Juciane Rios

“Nós estamos atuando com as competências e habilidades que a proposta curricular do ensino de língua francesa propõe para os professores executarem nas escolas, que é o processo de interculturalidade. Então, proporcionamos aos alunos vivenciar as manifestações culturais. É muito importante essa imersão dentro da cultura, da arte e da literatura, além de estreitar as nossas relações de fronteira e fazer com que eles conheçam verdadeiramente esse processo de interculturalidade entre os povos”, explica Juciane. 

O segundo dia de oficina contou com a participação dos artistas amapaenses mestres Adelson Preto e Pedro Bolão, e das professora mestras Esmeraldina dos Santos e Maria Áurea dos Santos. Após a exposição dos ritmos culturais da Guiana, eles apresentaram a cultura tradicional do Batuque e do Marabaixo, contando histórias e ensinando sobre os elementos culturais e sua importância.

Mestre Adelson Preto

“O marabaixo é nosso, é do nosso estado, é nossa história. Uma coisa que a gente já aprendeu e é importante ter conhecimento de tudo isso, para cada vez mais se integrar a esse conhecimento”, contou o mestre Adelson Preto.

O estudante Nicolas Rodrigo, de 14 anos, foi um dos participantes da programação. Já como alguém envolvido na cultura local, ele diz achar importante essa abordagem e valorização entre culturas irmãs.

“Em uma turnê junto com o grupo Raízes do Bolão, conheci a cultura da Guiana e agora estou conhecendo um pouco mais. Aqui no Amapá ainda é um pouco desconhecido sobre a nossa cultura, que é tão importante para o Brasil e também para o mundo. Então, quando eu conheci a cultura da Guiana, eu me apaixonei também pela cultura deles. Então, eu quero entender mais”, diz Nicolas.

Nicolas Rodrigo, de 14 anos, foi um dos participantes das oficinas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação