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ABRIL AZUL

Governo do Amapá realiza mais de 300 atendimentos itinerantes do projeto TEAcolho durante Abril Azul

Entre os serviços gratuitos mais procurados, estiveram a emissão da carteira do TEA e do Cordão de Girassol.

Por Alice Valena
01/05/2025 18h03
Serviços são gratuitos e estão em todas as unidades do Sistema Super Fácil

Durante o Abril Azul, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Estado realizou uma intensa programação em todo o Amapá. O espaço TEAcolho, do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), realizou mais de 300 atendimentos de forma itinerante, incluindo a emissão da carteira do TEA e do Cordão de Girassol de forma gratuita.

O espaço TEAcolho existe desde 2019. Nos atendimentos, também foi emitida a Carteira de Deficiência Oculta, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), a 2ª via do CPF e alguns casos de emissão da Carteira de Identidade Nacional.

Enquanto os pais são atendidos, crianças aproveitam brinquedos multissensoriais e pedagógicos do projeto TEAcolho

O diretor-geral de Atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite, reforça a importância desses atendimentos fora do espaço físico do Sistema Super Fácil.

Diretor-Geral de Atendimento, Wenderson Leite

“Às vezes o cidadão não consegue se deslocar para ser atendido em nossas unidades, seja pelo trabalho ou por motivos pessoais. Então, de forma itinerante, vamos em escolas, associações e centros de saúde para estar também perto da população, proporcionando serviços imprescindíveis e humanizados”, afirma o diretor-geral.

O gestor destaca também que estes serviços são gratuitos e estão em todas as unidades do Sistema Super Fácil.

Projeto TEAcolho

O projeto TEAcolho esteve durante o Abril Azul em Vitória do Jari, no Centro Raimundo Nonato, em Santana, e na capital, Macapá, nos habitacionais Miracema e Macapaba, na Escola Municipal Aracy Nascimento, Procuradoria Geral do Estado (PGE), em ação social da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte. 

Todos os atendimentos são de forma humanizada e acolhedora, para que os pais e familiares se sintam à vontade e as crianças também, com um espaço de brinquedos próprios para esse público. Os brinquedos são pedagógicos e multissensoriais.

Equipe Super Fácil/TEAcolho realizou 10 ações itinerantes durante o Abril Azul

Como no caso do pequeno Júlio, de 4 anos, atendido na Escola Estadual Antônio Munhoz, no Conjunto Habitacional Macapaba. A dona de casa e mãe da criança, Ana Luiza, reforça a importância da prestação de serviços para a inclusão.

“Vim com meus filhos tirar a Carteira do TEA e outros documentos. Ainda não tinha conseguido ir e agora ele terá o registro e o Cordão de Girassol”, diz Ana.

Júlio, de 4 anos, amou os brinquedos multissensoriais e pedagógicos do projeto TEAcolho

Documentação necessária para emissão da Carteiro do TEA:

  • Carteira de Identidade e CPF da pessoa com autismo e do responsável legal;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • 1 foto 3x4 atualizada e com fundo branco;
  • Tipagem sanguínea da pessoa com autismo;
  • Laudo emitido por profissional especializado, com indicação do Código Internacional de Doenças (CID 10) correspondente ao transtorno identificado;
  • Documentos originais. Não precisa de cópia no ato da emissão. 

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