Governos do Amapá e Federal assinam protocolos de intenções e lançam programas para inclusão social e desenvolvimento rural
Ao lado dos ministros Welligton Dias e Waldez Goés, o governador Clécio Luís formalizou a adesão do estado a iniciativas de acesso a microcrédito, segurança alimentar, qualificação profissional e água potável em áreas rurais.

Nesta quarta-feira, 30, o governador Clécio Luís, ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, formalizou a adesão do Amapá a novos protocolos e programas do Governo Federal voltados à inclusão social e ao fortalecimento da agricultura familiar. O evento, em Macapá, também contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de produtores rurais, indígenas e quilombolas.
Entre as iniciativas, está o programa “Acredita no Primeiro Passo”, em parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap), que promoverá qualificação profissional para pessoas do CadÚnico. Também foi anunciada a participação do estado nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), “Fomento Rural” e “Cisternas”, que ampliam o acesso à água em comunidades rurais.

“É fruto de um trabalho conjunto no ambiente político, algo jamais visto no Amapá. O ministro Wellington Dias, um dos mais importantes do Brasil, está vindo pela terceira vez ao Amapá para certificar nossos números e para anunciar boas notícias, como o microcrédito para fomento à agricultura familiar e o aumento no nosso PAA, que foi algo que pedimos a ele e agora será executado”, destacou o governador Clécio Luís.

Esta é a terceira visita do ministro Wellington Dias ao Amapá, o que reflete a crescente influência do estado em Brasília e a boa relação com a União. Durante sua visita, o ministro destacou a evolução do estado, que passou de 60% da população em situação de insegurança alimentar para 68% em segurança alimentar. Segundo Dias, as parcerias nos programas sociais, alinhadas à política de desenvolvimento econômico estadual, vão potencializar ainda mais os resultados positivos.

“O Amapá se destaca como um dos estados do Brasil que mais reduziu a miséria, mais reduziu a pobreza e mais cresceu a classe média porque também é o que mais gera emprego e empreendedores. Então, quando eu chego aqui agora, é para fazer mais uma etapa. O que o governador Clécio está fazendo hoje, já vem fazendo desde o seu primeiro dia de mandato. Nós queremos no Amapá o desenvolvimento econômico junto com o desenvolvimento social, trabalhando integrados”, afirmou Dias.

O ministro Waldez Góes destacou as parcerias entre o Governo Federal, o estado, prefeituras, iniciativa privada e sociedade civil para o desenvolvimento do Amapá. Ele ressaltou que as ações do governo federal no estado são constantes, fruto do compromisso do presidente Lula com as políticas públicas e sempre respeitando os representantes do povo.

“Agora a luta do presidente Lula, neste caso, coordenado pelo Wellington, na transversalidade com vários ministérios, no caso comigo, no microcrédito e assistência e com os governos, é tirar o Brasil do mapa da fome. É transformador e tem acontecido do Amapá até o Rio Grande do Sul. Então, esta união, o governo federal, estadual, municipal e do Congresso Nacional é transformador para o país”, finalizou o ministro Goés.

Entenda como funciona cada programa que o Amapá aderiu:
- Acredita no Primeiro Passo
O programa "Acredita no Primeiro Passo" será realizado em parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e tem como objetivo promover a qualificação profissional para pessoas de 16 a 65 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa visa ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, oferecendo cursos e capacitação em diversas áreas.
- Fomento Rural
O programa visa estruturar e ampliar a capacidade produtiva de comunidades rurais, tradicionais e ribeirinhas, com acompanhamento social e produtivo. Através da transferência direta de recursos financeiros e apoio à produção rural, o programa contribui para a segurança alimentar, a geração de emprego e a redução da pobreza, especialmente para grupos vulneráveis.
- PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)
Pelo programa, o governo adquire alimentos produzidos por pequenos agricultores para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social. A adesão do Amapá aos recursos do PAA permitirá ampliar a rede de produtores beneficiados e contribuirá para o abastecimento de alimentos saudáveis e locais para as comunidades em situação de insegurança alimentar.
- Cisternas
O programa visa instalar 460 tecnologias sociais para captar e armazenar água da chuva. Esse projeto vai beneficiar comunidades rurais de baixa renda, povos indígenas e regiões afetadas pela seca. As cisternas proporcionarão acesso a água potável, fundamental para o consumo e para a agricultura familiar, especialmente em áreas como reservas extrativistas (RESEX).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!