Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUCESSO NA EDUCAÇÃO

‘A Feceap me trouxe muitas coisas boas’, diz vencedor de feira do Governo do Amapá ao incentivar novas participações

Estudante Alerrandro Souza, de 16 anos, ganhou o 1º lugar da categoria Atendimento Educacional Especializado, com um projeto de barco acessível para pessoas com necessidades especiais.

Por Joyce Batista
06/05/2025 13h37
Estudante Alerrandro da Silva Souza, de 16 anos

A Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), promovida pelo Governo do Amapá, vem revelando talentos há 13 anos, como o do estudante Alerrandro da Silva Souza, de 16 anos, que conquistou o primeiro lugar na categoria Atendimento Educacional Especializado da edição de 2024, com um projeto inovador de barco acessível para pessoas com necessidades especiais.

A trajetória inspiradora serve de estímulo para que mais estudantes apresentem seus projetos nesta edição, que está com inscrições abertas até 20 de junho. Neste ano, a feira trará premiações de até R$ 7.500 para os primeiros lugares, além de entrega de medalhas e “passaportes” para outros eventos científicos em âmbito nacional e internacional.

SE INSCREVA AQUI

CONFIRA O EDITAL AQUI

Projeto propõe espaços e estratégias de acessibilidade e inclusão em viagens marítimas

O projeto de Alerrandro, que visa promover a inclusão e a acessibilidade no transporte fluvial, nasceu na sala do AEE da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, em Santana, em uma conversa sobre suas viagens de barco e da observação das dificuldades das pessoas com deficiências físicas ou mentais, idosos, obesos, autistas e outros. Tendo também limitações, ele decidiu transformar a ideia em um projeto.

Para o jovem vencedor, a participação na Feceap foi uma experiência enriquecedora que lhe proporcionou muito mais do que o prêmio em dinheiro e o credenciamento para a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que vai acontecer em Santa Catarina. Segundo ele, a Feceap o ajudou na timidez e a sonhar mais alto.

“A Feceap me trouxe muitas coisas boas, significou para mim muita experiência, sabedoria e novos conhecimentos. Tirou alguns medos, trouxe repercussão e coisas novas. É uma coisa inexplicável sentir a emoção de estar lá esperando o anúncio dos vencedores e as criancinhas vindo falar que o projeto é legal. Então, é uma sensação muito legal participar da feira”, afirma Alerrandro Souza.

Neste ano, a feira trará premiações de até R$ 7.500 para os primeiros lugares

Para a professora orientadora do projeto, Laudicléia Pires, a conquista de Alerrandro e tantos outros jovens estudantes, reforça o papel da Feceap como uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, além de inspirar uma nova geração de inventores e empreendedores.

“A Feceap é um mundo mágico de troca de conhecimento, ciências. Quantos projetos inovadores já nasceram na Feceap? Nosso aluno visitou a feira em 2022 e, em 2024, já voltamos com uma ideia maravilhosa. O projeto nasceu no coração do nosso aluno, através das metodologias de ciclo restaurativo. Então, convido toda a comunidade escolar a conhecer e participar da feira”, frisou Laudicléia.

Professora orientadora do projeto barco acessível, Laudicléia Pires

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação