Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Escola Estadual Lucimar Amoras realiza projeto sobre a francofonia com participação de convidados de Oiapoque, em Macapá

Evento apoiado pelo Governo do Estado teve como objetivo evidenciar aos estudantes que a francofonia é uma vivência concreta e próxima.

Por Breno Pantoja
08/05/2025 15h00
A ação busca aproximar estudantes da francofonia, especialmente em uma região de fronteira binacional como Oiapoque

A Escola Estadual de Ensino Integral Professor Lucimar Amoras Del Castillo, localizada no bairro Santa Rita, em Macapá, realizou no dia 28 de abril o projeto La Francophonie est à nous, ici à la frontière (A Francofonia é nossa, aqui na fronteira), reunindo cerca de 204 estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. A ação teve como objetivo evidenciar aos estudantes que a francofonia é uma vivência próxima, especialmente em uma região de fronteira binacional como Oiapoque.

O evento, idealizado e coordenado pela professora de língua francesa Adalúcia de Aragão, em parceria com as professoras de língua francesa Thaís Cordeiro, Jaqueline Reis e Manoela Araújo, teve o financiamento da Embaixada da França através da Associação dos Professores de Francês no Amapá (Aprofap), e apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Universidade Federal do Amapá (Unifap), e do coral da Escola Bilíngue Marly Maria. A programação envolveu todos os estudantes das 9 turmas da instituição, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio, promovendo uma rica troca cultural e pedagógica.

Apresentação dos alunos no período da tarde

“No período da manhã, três acadêmicas do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá do Campus Binacional de Oiapoque participaram do evento, compartilhando suas experiências sobre viver em uma cidade fronteiriça, abordando desafios e, principalmente, os benefícios, como a diversidade cultural e a presença constante da língua francesa na região”, afirmou a coordenadora do projeto Adalúcia Aragão, que viveu na fronteira franco-brasileira.

Além disso, a programação foi enriquecida com apresentações musicais, entre elas a performance em francês da aluna Maria Eduarda Maciel, do Ensino Médio, que encantou o público. O Coral da Escola Estadual Bilíngue Prof.ª Marly Maria também abrilhantou o evento, entoando duas canções, incluindo o Hymne à la Francophonie (Hino à Francofonia).

A aluna Lara (a menor da foto), do 6º ano que ficou empolgada e começou a procuzir um Jornal da Francofonia

No turno da tarde, os estudantes do 8º ano B participaram de rodas de conversa com as convidadas de Oiapoque, o momento foi dedicado á apresentações das pesquisas sobre a Francofonia. A atividade promoveu a troca de saberes e experiências, fortalecendo o aprendizado por meio do diálogo.

Ao final do dia, a aluna Lara Kamyle de Souza Aires, do 6º ano, procurou as convidadas de Oiapoque para apresentar o rascunho de uma produção em andamento: um jornal dedicado ao tema da Francofonia.

Para a coordenadora, o evento reforçou a importância da Francofonia como um elo cultural que transcende fronteiras, promovendo o diálogo entre culturas e a valorização da diversidade linguística.

“Em contextos como o do Amapá, marcado pela proximidade com a Guiana Francesa, iniciativas como essa fortalecem o ensino da língua francesa nas escolas públicas, atribuindo-lhe um valor especial e contextualizado”, concluiu Adalúcia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação