Parceria entre Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e Governo do Amapá leva capacitação a professores da rede estadual
Iniciativa da 'Amatra8' chega a cinco escolas públicas e promove cidadania por meio da educação. Conteúdo será trabalhado com alunos em sala de aula.

Professores da rede estadual de ensino participaram, nesta terça-feira, 13, de uma capacitação sobre noções de direitos fundamentais. A ação faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, coordenado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra8), em parceria com o Governo do Amapá.
A formação acontece simultaneamente em cinco escolas públicas, com foco na valorização da cidadania e no fortalecimento da educação como ferramenta de transformação social, e marca o início de um projeto anual, com atividades dentro e fora da sala de aula. Os professores recebem conteúdos sobre direitos trabalhistas, justiça social, trabalho infantil, assédio e o papel das instituições trabalhistas, com base na "Cartilha do Trabalhador", que será trabalhada com os alunos.
“Essa capacitação constitui a primeira etapa do programa, que visa empoderar professores, coordenadores e diretores com base na Cartilha do Trabalhador. Eles vão levar esse conteúdo para a sala de aula, dentro dos projetos pedagógicos, por meio de temas transversais e atividades interativas”, explicou a juíza Roberta Santos, presidente da Amatra8 e coordenadora da ação.

Segundo a magistrada, o programa faz parte de uma atuação social mais ampla da associação, que busca garantir o conhecimento e a aplicação dos direitos fundamentais no cotidiano escolar.
“A Justiça do Trabalho é, por natureza, uma justiça social. Nosso objetivo com esse programa é fazer com que os alunos compreendam desde cedo seus direitos e deveres, e saibam onde buscar apoio em caso de violações”, afirmou a juíza.


Após essa primeira etapa, os educadores irão aplicar os conteúdos em sala, utilizando a cartilha como material de apoio. Depois, os alunos farão uma visita ao Fórum Trabalhista de Macapá, onde poderão vivenciar a prática jurídica e entender melhor o funcionamento da Justiça do Trabalho. Ao final do processo, está prevista uma mostra pedagógica, no mês de outubro, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
“A proposta se encaixa perfeitamente no processo de formação cidadã. Os nossos jovens precisam conhecer as leis, seus direitos e deveres. A escola tem o papel de formar um aluno crítico, questionador e participativo na sociedade”, destaca Maria Cláudia Peixoto, gerente do Núcleo de Ensino Médio (NEM) da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Neste ano, o projeto beneficia cinco escolas estaduais:
- Escola Estadual Maria Neusa do Carmo, em Macapá;
- Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, em Macapá;
- Escola Estadual Prof. Antônio Ferreira Lima Neto, em Macapá;
- Escola Estadual Rivanda Nazaré, em Macapá;
- Escola Estadual Alberto Santos Dumont, em Santana.
O programa prioriza a qualidade, atendendo inicialmente cinco escolas por ano para garantir suporte adequado. Com a formação dos professores, o plano é expandir o projeto, criando multiplicadores e ampliando seu alcance.

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
O projeto é uma realização da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), executado localmente pela Amatra8, com apoio de diversas instituições. Além do Governo do Amapá, são parceiros o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Instituto Inova, além da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).
O foco da iniciativa é promover uma educação conectada com os desafios sociais e com o exercício da cidadania. Ao aprender sobre os direitos fundamentais desde cedo, os alunos estarão mais preparados para enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para uma sociedade mais justa. Além disso, forma cidadãos conscientes, capazes de lutar pelos seus direitos e entender os caminhos legais para isso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!