'Agora estamos bem mais preparados para atender demandas', diz bombeira sobre curso de idiomas e Libras para Segurança Pública
A cabo Débora Martins é uma dos 120 servidores que participam da atividade promovida pelo Governo do Estado. Objetivo é ampliar a capacidade de comunicação dos agentes.

“Agora estamos bem mais preparadas para atender demandas que vão surgir”. A afirmação é da cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Débora Martins, uma das 120 servidoras e servidores da Segurança Pública que participam dos cursos de francês, inglês e Libras promovidos pelo Governo do Estado. Desde o dia 4 de agosto, as aulas acontecem no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá (Iesp) e seguem até esta quarta-feira, 13, marcando o encerramento de uma etapa intensa de aprendizado e troca de experiências.
A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), atende profissionais do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Penal e Científica. O objetivo é ampliar a capacidade de comunicação dos agentes, especialmente diante de eventos que envolvem grande circulação de visitantes, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém.

Segundo Débora, a vivência profissional já a colocava em contato com equipes estrangeiras, mas a formação trouxe um novo nível de preparo.
“A gente tem contato direto com equipes estrangeiras por fazer simulados em conjunto com o Corpo de Bombeiros francês, e eu já estive na fronteira para participar dessas ações. Pedi minha transferência para o Oiapoque porque queria praticar o francês e tive essa oportunidade de fazer intercâmbio. Agora, com a abertura internacional de Macapá e o governo incentivando a chegada de turistas, acredito que a segurança pública precisa estar preparada”, destacou.

O projeto é fruto da parceria entre o Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid/Unifap), o Projeto Bilíngue e o Iesp, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Com a proximidade do encerramento das aulas, o clima entre os participantes é de gratidão e satisfação. A ação reafirma o compromisso do Governo do Amapá em valorizar os profissionais da segurança pública, investir em qualificação e fortalecer as políticas de inclusão e internacionalização do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!