'Era como uma filha', diz morador que perdeu animal de estimação e recebe assistência humanitária do Governo do Amapá após incêndio em Macapá
Governo do Estado garante acolhimento humanitário e suporte psicossocial a famílias atingidas, como a de Ivanildo dos Santos, de 47 anos, que perdeu um pet e recebe auxílio para recomeço.
Para além das perdas materiais que o fogo consome, são os laços afetivos que definem a urgência do cuidado humano. Desde a quarta-feira, 7, o Governo do Amapá atua de forma coordenada no amparo a cerca de 18 famílias atingidas por um incêndio no bairro Novo Buritizal, em Macapá.
Entre as histórias de luta e sobrevivência, a de Ivanildo Souza dos Santos, de 47 anos, traduz o sentimento de muitos amapaenses em momentos de crise e solidariedade. Morador da área há 21 anos, ele viu o patrimônio de uma vida ser reduzido a cinzas, mas foi a perda da companheira de quatro patas que mais lhe tocou o coração.
“Eu perdi tudo o que tinha, mas a maior dor não foi pelas coisas materiais. Foi a minha cachorrinha. Ela era como uma filha para mim. Quando eu chegava em casa, ela pulava em mim. Todo mundo aqui conhecia ela”, relatou Ivanildo, emocionado.
Mesmo em meio ao sofrimento, Ivanildo reconhece o apoio recebido após o incêndio. O morador recebe apoio integral das equipes do Governo do Estado instaladas no local, que garantem serviços de cidadania, obras e assistência social. Ainda na quarta-feira, o governador Clécio Luís anunciou a reconstrução das moradias incendiadas.
A rede de apoio une assistência social e bem-estar animal ao oferecer desde itens de primeira necessidade, como alimentos, colchões e kits de higiene, até o suporte para a emissão de novos documentos e o acesso ao aluguel social emergencial.
“O suporte está sendo ótimo. Estou recebendo assistência, ajuda para retirar documentos e todo o apoio necessário. Está tudo encaminhado. Só tenho a agradecer ao Governo e a todos que estão ajudando”, completou Ivanildo.
A sensibilidade no atendimento aos animais também foi um diferencial da ação. A Secretaria do Bem-Estar Animal atuou no local com veterinários, medicamentos e ração, reconhecendo o valor emocional dos pets para os tutores.
“Para o Governo do Amapá, a vida do animal também importa. Trouxemos assistência porque o animal sente, sofre e precisa de cuidado, especialmente em um momento de vulnerabilidade como este”, destacou a secretária Liana Leitão.
Dignidade para recomeçar
A presença do Executivo estadual na região atingida pelas chamas segue com acompanhamento social rigoroso, garantindo que o amparo chegue a todos os núcleos familiares impactados As ações reafirmam o compromisso do Governo do Amapá com a dignidade e a proteção da população em todas as suas formas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!