Com rápida resposta, governador Clécio garante reconstrução de casas para moradores atingidos por incêndio na Zona Sul de Macapá
Após fogo atingir 18 construções, entre elas uma igreja, Governo do Estado apoia famílias com serviços de cidadania, obras e assistência social.
Conteúdo atualizado em 8 de janeiro com o quantitativo de famílias atingidas
Em uma rápida ação conjunta, o Governo do Amapá presta auxílio a pessoas atingidas em um incêndio de grandes proporções ocorrido na tarde de quarta-feira, 7, na Zona Sul de Macapá. Visitando a área desde a noite, o governador Clécio Luís garantiu que os órgãos do Estado atuarão na reconstrução de casas destas 18 famílias.
“Tudo o que estamos fazendo é pensando nas pessoas para que elas não se sintam desamparadas. Hoje é o dia de começar a reconstrução das casas e das vidas dessas pessoas, com o nosso apoio humanitário. Não é favor, é política pública. Os atingidos perderam tudo e, quando isso acontece, o trauma é muito grande. Então, estamos com trabalho de acolhimento em várias frentes, desde o Corpo de Bombeiros que chegou aqui em 8 minutos com uma atuação rápida, até nosso trabalho de assistência”, afirmou Clécio Luís.
O incêndio iniciou por volta de 12h30, em uma região alagada atrás do Residencial Jardim Açucena, no bairro Novo Buritizal, atingindo estruturas, em sua maioria, de madeira. As causas estão em investigação. De acordo com o mapeamento da Secretaria de Assistência Social, que coordena os trabalhos no local do sinistro, o fogo atingiu 18 construções, sendo 8 delas completamente destruídas, incluindo uma igreja. Não houve registro de feridos graves.
A Maíra Silva, de 34 anos, morava atrás do templo, com o marido e três filhos. Ela perdeu completamente a casa, mas não a esperança.
“Eu moro há 14 anos aqui. No momento que eu soube do incêndio, deu aquele desespero. Foi construída uma vida aqui e vi tudo se acabando. Mas, graças a Deus, nós estamos bem. E estamos muito gratos por esse trabalho feito pelo Governo, porque essa ajuda está presente desde ontem. Eu me surpreendi”, comentou a moradora, emocionada.
A tragédia tem sido acompanhada por Clécio Luís desde o momento em que as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e determinou que o Governo atue na reconstrução das casas. Ele visitou o local do incêndio na quarta-feira à noite, e retornou na tarde desta quinta para reafirmar o compromisso em dar apoio aos atingidos, como o carpinteiro Edinaldo Gomes, de 53 anos. Ele mora há 20 anos na região e havia reconstruído a casa há 3 anos, mas o prédio foi consumido pelas chamas na quarta-feira.
“O bem material estava tudo novinho, eu estava pagando ainda e foi tudo embora, queimou tudo, mas o Governo e o governador estão dando o apoio que a gente precisa. Nós já estamos tirando a nossa documentação com o Super Fácil, tudo muito rápido, graças a Deus. Então, a gente só tem que agradecer por isso. Já deu tudo certo. A gente vai construir a casa de novo, vai comprar tudo de novo e vamos trabalhar com força e coragem”, agradeceu o carpinteiro.
Nesta quinta-feira, o Governo iniciou a remoção de entulhos. As equipes foram para o local desde o momento do incêndio, com suporte em várias áreas, por meio das secretarias de Assistência Social (Seas), de Habitação (Sehab), de Infraestrutura (Seinf), de Transportes (Setrap), de Bem-Estar Animal (Secbea), e ainda com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual, o Super Fácil e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AP).
“Todo mundo tem ajudado e isso criou um clima de acolhimento e solidariedade que é muito importante. Nós só vamos sair daqui quando nós completarmos o serviço de devolver essas casas para essas famílias e ajudá-las a viver em condições até melhores do que eles moravam antes”, ressaltou o governador Clécio Luís.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!