Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

'O Amapá nasceu da luta de Cabralzinho, herói que marca nossa história e identidade', ressalta governador Clécio Luís

Governador participou da programação no município de Amapá, com atividades esportivas, culturais e cívicas pela memória de Francisco Xavier da Veiga Cabral.

Por Winicius Tavares
15/05/2025 15h50
Governador Clécio Luís abraçado com estudantes ao lado da estátua de Cabralzinho

Durante a cerimônia de celebração do "Dia de Cabralzinho", nesta quinta-feira, 15, no município de Amapá, o governador Clécio Luís destacou, Francisco Xavier da Veiga Cabral como um herói nacional por liderar a resistência contra a invasão francesa na Vila Espírito Santo do Amapá, atual sede do município e primeira capital do estado, garantindo os limites atuais do Amapá e do Brasil.

Desfiles das escolas municipais e estaduais, com participação dos estudantes, celebram a história e cultura do Amapá

“O Amapá nasceu da luta de Cabralzinho, herói que marca a história e a identidade do estado. Por isso, 15 de maio é um dos feriados mais importantes, e é necessário exaltar a importância desse herói nacional, apelidado assim por sua baixa estatura, mas reconhecido pela coragem. As atividades realizadas no município de Amapá, que foi a primeira capital, são simbólicas e valorizam a memória e o papel que ele desempenhou”, destacou o governador Clécio Luís.

A programação contou com Alvorada da Banda Marcial, 1ª Corrida de Cabralzinho, hasteamento das bandeiras com entoação dos hinos, além dos desfiles das escolas municipais, estaduais e do Exército Brasileiro. Também conta o 2º Passeio Ciclístico de Cabralzinho, com percurso pelas ruínas da antiga Base Aérea, e atividades culturais.

Tropas do Exército Brasileiro participam do desfile em homenagem a Cabralzinho
Cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá e do município

Na ocasião, a prefeita do Amapá, Kelly Lobato, ressaltou a importância de Cabralzinho como herói do município e do estado, destacando o orgulho dos moradores pela memória e legado deixados por ele. Ela também agradeceu ao governador Clécio Luís pelo compromisso com a cidade, especialmente após o anúncio do maior plano de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Amapá.

Prefeita do Amapá, Kelly Lobato, enalteceu a parceria com o governador Clécio Luís pelo desenvolvimento do município

"Nós, filhos do Amapá, temos orgulho de viver aqui e de manter viva essa história. Agradeço ao governador Clécio Luís pelas parcerias e pelo comprometimento com nosso município. Quando fomos recebidos em seu gabinete para apresentar nossas demandas e, ontem, ao anunciar o maior plano de parcerias do Governo com a Prefeitura, ele demonstrou compromisso, responsabilidade e dedicação ao desenvolvimento da nossa cidade", declarou a prefeita Kelly Lobato.

Entenda a importância de Cabralzinho para o Amapá

O momento também contou com a explanação do professor e historiador amapaense João Ataíde, que remeteu ao período colonial para contextualizar a disputa entre Brasil e França pela região do Amapá. O conflito envolvia as terras situadas entre os rios Araguari e Oiapoque. Tratados como o de Ultrecht tentaram delimitar as fronteiras, mas a questão ganhou novos contornos com a descoberta de ouro, em 1894, na região do Lourenço, o que reacendeu o interesse francês.

Nesse cenário, lideranças locais criaram o Governo do Triunvirato, formado por Cabralzinho, Desidério Coelho e Cônego Maltês. Com apoio popular, Cabralzinho liderou a prisão de um representante francês, conhecido como "Nego Trajano", acusado de maltratar brasileiros no Cunani. A ação provocou reação imediata da França, que invadiu a Vila do Espírito Santo do Amapá com 80 legionários.

Historiador e professor João Ataíde

"É por isso que eu sempre digo: temos que ter orgulho de Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. Ele honrou o cargo que ocupava. E eu falo sem medo: muita gente hoje não teria a coragem que ele teve", enfatizou João Ataíde, professor e historiador amapaense, que relatou sobre os feitos de "Cabralzinho" durante a programação festiva e cívica no município de Amapá.

O confronto resultou na morte de brasileiros e franceses, repercutindo internacionalmente. O caso foi julgado na Suíça, com o Barão do Rio Branco representando o Brasil. Em 1900, o país venceu a disputa, garantindo o território como parte oficial do Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura