Inova Amazônia Summit: maior encontro de bioeconomia do Amapá debate potencial de negócios sustentáveis na Região Amazônica
Evento realizado pelo Governo do Estado e o Sebrae segue até esta sexta-feira, 23, e destaca a valorização dos recursos naturais como motor de desenvolvimento econômico.

O Amapá se tornou o epicentro da inovação sustentável na região Norte com o início do Inova Amazônia Summit, maior evento de bioeconomia da Região Norte. O encontro, que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), é realizado pelo Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), e reúne empreendedores, investidores e representantes governamentais para debater e impulsionar negócios sustentáveis baseados na biodiversidade amazônica.

A cerimônia de abertura aconteceu na quarta-feira, 21, na sede do Sebrae-AP, e segue até esta sexta-feira, 23. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Andrade, destacou que o evento é uma oportunidade única para posicionar o Amapá como referência nacional em bioeconomia.
"Queremos ser protagonistas nas discussões ambientais, apresentando soluções que aliem bioeconomia, inovação e inclusão social. Este é o momento de colocar o Amapá no centro do debate global sobre o futuro da Amazônia", frisou Andrade.

O evento é uma preparação para a COP30, e conta com mais de 120 expositores e 30 painéis com temáticas relacionadas aos ecossistemas, bionegócios, tecnologia, inovação, liderança e impacto. O encontro também serve como plataforma para discutir políticas públicas que incentivem o empreendedorismo sustentável e a valorização dos recursos naturais da Amazônia.
"É uma oportunidade para fortalecer empreendedores que já obtiveram resultados significativos com o programa Inova Amazônia e para incentivar novos empresários a ingressarem no setor", destacou o presidente deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre.

A expectativa é que o evento contribua significativamente para o fortalecimento da bioeconomia na região, promovendo um modelo de desenvolvimento que alia inovação, sustentabilidade e valorização da biodiversidade amazônica.
Márcia Costa, natural de São Miguel da Boa Vista, em Santa Catarina, veio ao Amapá especialmente para prestigiar o evento. Segundo ela, o Inova Amazônia Summit representa um marco na história da região amazônica e sua realização no estado do Amapá é de grande importância.
"O evento inspira as pessoas a saírem de seus casulos e enxergarem novas possibilidades. Para as empresas, é uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo a grandiosidade de suas startups e empreendimentos, além de destacar o potencial da bioeconomia como motor de desenvolvimento sustentável", disse Márcia.

A programação do Inova Amazônia Summit inclui painéis temáticos, rodadas de negócios, exposições de produtos com indicações geográficas, apresentações culturais e visitas técnicas, além de empresas locais que são casos de sucesso em bioeconomia.
Inova Amazônia Summit
O Inova Amazônia Summit busca transformar a percepção sobre a Amazônia e o rico patrimônio de biodiversidade. Reunindo painéis temáticos, pitchs, exposição de indicações geográficas, rodadas de negócios, mostra de bioeconomia e apresentações culturais, o encontro busca promover um ambiente propício para a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e o estímulo à geração de negócios sustentáveis.
O evento é realizado pelo Governo do Amapá e Sebrae, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!