Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

Inova Amazônia Summit: rodadas de negócios promovem geração de investimentos voltados à bioeconomia no Amapá

Evento reuniu CEOs internacionais e nacionais de forma simultânea no Museu Sacaca e no Aeroporto Internacional de Macapá. Encontros seguem até esta sexta-feira, 23.

Por Bianck Bastos
22/05/2025 17h02
Programação reforça o compromisso do Governo do Amapá com o desenvolvimento sustentável

Como parte estratégia de estabelecer relações comerciais e colocar os produtos amapaenses nas prateleiras internacionais e nacionais, o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) promoveram nesta quinta-feira, 22, duas rodadas de negócios e investimentos voltadas para os expositores do Inova Amazônia Summit. O evento reuniu CEOs internacionais e nacionais e ocorreu de forma simultânea no Museu Sacaca e no Aeroporto Internacional de Macapá.

Presente no encontro de negócios, o empreendedor amapaense Francisco Soares, produtor do café de Açaí, destacou a importância da iniciativa que possibilita o networking e traz o reconhecimento e a valorização do empreendimento local. Ele também revelou que seu produto já é vendido na China e que, na ocasião, havia conseguido despertar o interesse de dois possíveis novos investidores.

“É uma felicidade muito grande estarmos aqui apresentando nosso produto amapaense, porque a minha empresa entrou na startup 20. Então, toda a expectativa está voltada para essas negociações. Já falei com dois compradores, gostaram muito da qualidade, do aroma, do sabor do café de açaí que fabricamos, e acredito que daqui vai sair negócio. Esse evento é uma verdadeira união de compradores e fornecedores, estou muito feliz e grato por participar”, destacou o empreendedor.

Francisco Soares apresentando seu produto para possíveis investidores

De São Paulo para o norte do Amapá, Edson Silva, de 46 anos, gerente comercial da empresa Brazilian Trades, comentou que veio ao Estado pela primeira vez e que é exportador de produtos brasileiros para o mercado australiano. Animado, ele enfatizou que as expectativas para fechar negócios no evento são positivas.

“Ainda nem deu tempo de olhar com calma a cidade de Macapá, mas hoje estamos aqui confiantes de que vamos fechar negócios, porque já vi que há uns 7 fornecedores para conhecer, então acredito que vou sair daqui com negócios fechados”, relatou Silva.

O gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Cadu Santiago, também reforçou sobre como o momento que integra o Inova Amazônia Summit é uma estratégia que destaca as potencialidades da bioeconomia na região e que traz resultados de sucesso.

"A gente montou uma espécie de um portfólio desses produtos e serviços dos fornecedores, repassamos para as empresas compradoras que previamente demonstraram interesses nesses diálogos. A ideia é que a gente siga hoje e amanhã fazendo isso, acompanhe, meça as expectativas e monitore depois do evento os resultados para mesura até em termos financeiros os lucros gerados. Depois de um tempo voltamos a perguntar para essas empresas o quanto efetivamente fizeram de negócios. Então, é muita oportunidade valiosa para o mercado amapaenses", explicou Santiago.

Gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Cadu Santiago

Inova Amazônia Summit

O Inova Amazônia Summit busca transformar a percepção sobre a Amazônia e o rico patrimônio de biodiversidade. Reunindo painéis temáticos, exposição de indicações geográficas, rodadas de negócios, mostra de bioeconomia e apresentações culturais, o encontro busca promover um ambiente propício para a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e o estímulo à geração de negócios sustentáveis.

O evento é realizado pelo Governo do Amapá e Sebrae, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!