Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO DO CBM

Governador Clécio Luís entrega Academia Bombeiro Militar com 'Batismo de Fogo' de 130 formandos do Curso de Soldados

Cerimônia aconteceu no 2º Grupamento, no bairro São Lázaro, em Macapá. Alunos-soldados encaram nova fase da formação, com estágios práticos em diversos setores do CBM.

Por Fabiana Figueiredo
28/05/2025 09h25
’Batismo de Fogo’ simboliza início da fase de estágios em operações do CBM

Para proporcionar a melhor formação da corporação que atua na prevenção e salvamento de pessoas e bens, o governador do Amapá, Clécio Luís, inaugurou nesta terça-feira, 27, a Academia Bombeiro Militar (ABM), em Macapá. A solenidade foi marcada pelo “Batismo de Fogo”, que celebra uma nova fase do atual Curso de Formação de Soldados (CFS) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).

“Com essa estrutura, com o apoio técnico, capacidade técnica e pedagógica dos nossos bombeiros, nós oferecemos aqui, no Amapá, a melhor formação possível para os nossos bombeiros militares. E bombeiro bem formado significa vidas salvas, patrimônios resguardados”, afirmou o governador.

Governador acendeu a pira na cerimônia do ’Batismo de Fogo’

A cerimônia envolveu 130 alunos-soldados que se graduam para iniciar a carreira militar que tem como principais objetivos o combate a incêndios, salvamentos em diversas condições, além de atuarem na prevenção e educação em segurança.

A inauguração da ABM e a realização do “Batismo de Fogo” reforçam o compromisso do Governo do Amapá com a valorização e capacitação dos profissionais da Segurança Pública do Estado.

“É um momento de muita felicidade, sentimento de dever cumprido por receber essa farda que esperamos por tanto tempo. Todo esse peso que vem com ela recai sobre a gente nessa nova fase. Sinto alegria e orgulho de mim mesmo e dos companheiros”, descreveu o aluno-soldado Henrique Aguiar.

Governo do Amapá inaugura Academia Bombeiro Militar, em Macapá

A Academia

Formado pelo bloco administrativo e bloco de salas de aula, o Complexo da Academia Bombeiro Militar foi construído com R$ 2,1 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares dos deputados federais Professora Marcivânia, André Abdon e Vinícius Gurgel.

Localizada dentro da área do 2º Grupamento Bombeiro Militar, no bairro São Lázaro, Zona Norte da capital, a ABM possui salas administrativas e 4 salas de aula com capacidade para 106 alunos, alojamentos, almoxarifado, banheiros, e refeitório com copa. Junto aos prédios, também foi inaugurado um reservatório de abastecimento com capacidade para 100 mil litros de água.

Bem equipada e moderna, Academia Bombeiro Militar vai formar melhor os alunos

O espaço moderno, bem equipado e estruturado é destinado à formação, habilitação, aprimoramento técnico-profissional, aperfeiçoamento e especialização dos servidores do CBM. Além disso, a Academia vai implementar a doutrina institucional e apoiar a execução de atividades preventivas e operacionais realizadas diretamente pelos bombeiros.

“A gente tem o sonho de ter uma série de obras aqui neste local e começamos pela Academia Bombeiro Militar. Essa turma 2025 do CFSD é a turma pioneira, já inaugurando esse espaço. Um ano depois, a gente já vê a transformação deste Complexo da Zona Norte. Além desse conjunto de prédios, o governador tem feito uma série de investimentos em todas as áreas da corporação, em viaturas e equipamentos, e no nosso efetivo”, citou o coronel Pelsondré Martins, comandante-geral do CBM.

Academia possui 4 salas com capacidade para 106 pessoas

O comandante elencou ainda a previsão de construir no Complexo da Zona Norte uma torre para treinar salvamento e combate a incêndio em prédios; galerias para salvamento terrestre e busca em local confinado; e um anfiteatro para atividades da corporação e projetos sociais.

Curso de Formação de Soldados do CBM do Amapá chega à segunda fase

Nova fase do CFS

O tradicional “Batismo de Fogo” marca a despedida do uniforme de aluno, com a incineração simbólica da roupa, e inicia uma nova fase para os alunos da turma de 2025 do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Combatentes.

Nos próximos três meses, com o uniforme operacional (composto pela gandola e calça, coturno e gorro), eles encaram estágios práticos atuando nas operações em diversos setores do CBM.

Esta é a segunda turma formada pela atual gestão a partir do concurso realizado em 2022. A primeira, concluída em julho de 2024, agregou 249 novos soldados ao CBM, e há previsão de mais militares com a formação das 3ª e 4ª turmas. Em janeiro, o Governo do Estado promoveu a formatura de 53 militares no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e prevê uma nova turma com 125 vagas. Além disso, o governador Clécio Luís anunciou para junho o edital do Curso de Formação de Oficiais do CBM.

Governador Clécio Luís cumprimentou alunos-soldados do curso de formação
’Batismo de Fogo’ marca nova fase da formação de alunos-soldados
Regada a emoção, cerimônia do ’Batismo de Fogo’ marca nova fase da formação de soldados
Governo do Amapá inaugura Academia Bombeiro Militar, em Macapá
Familiares celebraram nova fase do curso de formação de soldados do CBM
Complexo busca melhorar a qualificação de bombeiros militares no Amapá
Regada a emoção, cerimônia do ’Batismo de Fogo’ marca nova fase da formação de soldados

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!